Estilo de vida
18/06/2014 às 08:14•1 min de leitura
Especialistas em arte descobriram que o quadro “O Quarto Azul”, de Picasso, contém uma pintura secreta. Com auxílio da tecnologia de imagens em infravermelho, foi possível encontrar o retrato de um homem de paletó e gravata borboleta apoiando a cabeça na mão, que contém três anéis. Apesar dos detalhes, os cientistas ainda estão investigando a identidade do homem.
“O Quarto Azul” foi pintado em 1901, quando Picasso morava em Paris, durante sua fase conhecida como “período azul”. Aparentemente, o pintor teve um momento de inspiração e resolveu começar a nova obra por cima do retrato. Por décadas, os especialistas já desconfiavam que havia algo mais na pintura, pois algumas pinceladas pareciam muito diferentes e não combinavam com o restante da composição.
“Quando ele tinha uma ideia, você sabe, ele tinha que fazer. Ele não podia comprar novas telas todas as vezes em que queria pintar alguma coisa”, disse a curadora Susan Behrends Frank. “Esse é um daqueles momentos que tornam meu trabalho muito especial”, completou Patricia Favero, especialista em conservação que conseguiu a melhor imagem da pintura secreta – que já estava em estudo desde 2008.
Via EmResumo