Este brasileiro é dono da maior coleção de discos de vinil do mundo

25/08/2017 às 09:042 min de leitura

Proprietário de uma transportadora e sócio de uma empresa de iluminação para eventos, José Roberto Alves Freitas, mais conhecido como Zero Freitas, tem a vida — e a conta bancária — que qualquer amante da música deseja ter. Ele investe boa parte das suas economias em discos de vinil dos mais variados gêneros musicais. Em 2014, ele chamou a atenção dos colecionadores do mundo todo ao adquirir, de uma vez só, 1 milhão de unidades de um ex-lojista dos Estados Unidos.

Esta história começou quando, aos 11 anos, o empresário adquiriu o seu primeiro bolachão: “Roberto Carlos Canta para a Juventude”. Nas semanas seguintes, ele compraria outros três álbuns dos Beatles, e daí não tinha mais jeito: o seu destino de acumular vinis já estava traçado. Seis anos depois, aos 17, ele seria dono de uma respeitosa coleção com nada menos do que 3 mil discos. Hoje, ele é considerado o maior colecionador do mundo, com aproximadamente 6 milhões de unidades.

Apesar da reserva ao admitir que é dono da maior coleção de LPs que existe, Zero Freitas afirma que seu acervo pode chegar aos 7 milhões se o cálculo for mais preciso. Grande parte do aumento da sua coleção se deve ao surgimento de serviços de comércio eletrônico e também das doações de pessoas de diferentes países. 

Os discos do empresário não ficam guardados todos no mesmo lugar: os seus 100 mil prediletos — adquiridos e garimpados ao longo de 5 décadas — ficam na sua casa. Em um galpão localizado na Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo, estão mais 500 mil. Há ainda outro lugar onde ficam armazenadas as suas mais recentes aquisições, que estão sendo catalogadas por uma equipe de 12 estagiários.

Com a mãe aficionada em MPB, Zero Freitas afirma ter herdado dela tamanho fascínio pela música. Hoje, ele abriga em seu acervo raridades que possuem um valor quase inestimável, como um LP de Heitor Villa-Lobos, lançado em 1949 e autografado pelo próprio maestro, e um álbum da norte-americana Ella Fitzgerald, com uma dedicatória assinada pela intérprete.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: