Ciência
10/07/2018 às 05:30•2 min de leitura
A manhã desta terça (10) marcou o fim da operação de resgate de um time de futebol formado por 12 garotos e seu técnico que estavam presos em uma caverna na Tailândia. De acordo com a agência de notícias Associated Press, a Marinha local confirmou que todos foram retirados após uma ação com mergulhadores que durou três dias.
Mas a operação de resgate acabou não utilizando a cápsula criada por Elon Musk (da Tesla, da SpaceX e da Boring Company) que foi anunciada por ele durante o fim de semanae levada de avião para a caverna. Musk publicou no Twitter que estava no local e deixou o submarino em miniatura pronto para caso fosse necessário. A cápsula foi batizada de Javalis Selvagens, em homenagem ao time dos meninos.
Apesar dos esforços, o equipamento não foi utilizado por não ser considerado adequado para a situação.
Mesmo com os esforços, o equipamento não foi utilizado por não ser considerado adequado para a situação. “Apesar da tecnologia dele ser boa e sofisticada, ele não é prático para essa missão”, disse Narongsak Osatanakorn, responsável por coordenar a operação de resgate, sem dar mais detalhes.
O primeiro-ministro da Tailândia, Prayut Chan-o-cha, também elogiou a iniciativa do empresário, afirmando que estava “muito grato” e “pessoalmente emocionado” por Musk ter viajado até o país com sua “solução engenhosa”. A cápsula é feita de partes de foguete, tem espaço para uma criança e é leve o bastante para ser carregada por dois mergulhadores.
Just returned from Cave 3. Mini-sub is ready if needed. It is made of rocket parts & named Wild Boar after kids’ soccer team. Leaving here in case it may be useful in the future. Thailand is so beautiful. pic.twitter.com/EHNh8ydaTT
— Elon Musk (@elonmusk) 9 de julho de 2018
Desde que anunciou a cápsula, Musk deixou claro que continuaria trabalhando no projeto mesmo que ele não fosse utilizado para o resgate dos garotos. Segundo o empresário, os submarinos em miniatura podem servir para outras situações de risco. Foram criados dois modelos iguais aos vistos anteriormente e mais uma réplica que é inflável, para que fosse mais fácil manuseá-la em passagens apertadas.
Outra possibilidade é que eles sirvam como um protótipo para algo que poderia ser utilizado em futuros veículos tripulados da SpaceX. “Com algumas modificações, ele [o submarino] também poderia funcionar como uma cápsula de fuga no espaço”, disse Musk.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
Cápsula de Elon Musk não foi utilizada em resgate de garotos na Tailândia via TecMundo