Ciência
04/08/2015 às 12:18•2 min de leitura
Todo mundo que curte fotografia sabe que o pessoal da National Geographic manda superbem. O mais legal é que eles abrem espaço para que fotógrafos profissionais e amadores do mundo inteiro mostrem seus talentos através dos respeitados concursos que a sociedade organiza. Aliás, como você verá logo mais, o que não faltou foi talento na edição deste ano da badalada competição “National Geographic Traveler Photo Contest”.
De acordo com Jenny Zhang do portal My Modern Met, os organizadores, os juízes avaliaram quase 18 mil imagens enviadas de todas as partes do mundo e que competiram em quatro categorias diferentes: Retratos de Viagem, Paisagens, Momentos Espontâneos e Senso de Lugar.
A primeira colocação geral ficou com Anuar Patjane Floriuk, que capturou a incrível imagem que abre esta notícia e que mostra uma baleia-jubarte próximo à ilha Roca Partida, no México. Segundo Anuar — que é mexicano —, a foto não foi planejada. Ele estava fotografando a baleia de perto quando, de repente, ela começou a se afastar e seguiu acompanhada de seu filhote em direção aos mergulhadores.
O segundo lugar ficou com Faisal Azim, que retratou três trabalhadores olhando através de uma janela empoeirada de uma fábrica de areia em Chittagong, Bangladesh. A terceira colocação ficou com Ahmed Al Toqi, que registrou uma tradicional corrida de camelos de Omã chamada Ardah na qual um homem controla dois animais que devem correr na mesma velocidade — para provar a habilidade do competidor e a qualidade dos camelos.
Confira as fotos que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar abaixo, seguidas pelas imagens selecionadas por mérito:
Uma noite em Deadvlei, de Beth McCarley e clicada na Namíbia.
Meninos caçando um pato, de Sarah Wouters e clicada em Nong Khai, na Tailândia.
Terra de contos de fadas, de Eduard Gutescu e clicada no gelado vilarejo de Pestera, na Romênia.
Produção de feno tradicional — com foice —, de Bartlomiej Jurecki e clicada na Polônia.
Rinocerontes brancos, de Stefane Berube e clicada no santuário Ziwa, em Uganda.
Homens descansando após o Kushti — uma luta tradicional indiana —, de Alain Schroeder.
Sauna no céu, de Stefano Zardini e clicada a 2,8 mil metros de altitude no Monte Lagazuoi, nos Alpes Italianos.