Artes/cultura
13/06/2014 às 09:13•1 min de leitura
Parece algo um tanto estranho de imaginar, porém diferentes pessoas enxergam cores distintas ao olhar para um frenético disco giratório, batizado de Disco de Benham – que foi o criador do conceito ilusório que você verá logo abaixo. Algumas pessoas enxergam linhas verdes, outros amarelas, poucos vermelhas e também há aqueles que não conseguem visualizar qualquer tipo de coloração.
Vale ressaltar que as cores que transitam nesse disco são somente o preto e o branco, porém, como giram de modo rápido, criam esse efeito ilusório para nós. Quando os padrões de branco e preto giram velozmente, os tons se embaralham e nós vemos outras cores – quando na verdade elas não existem. Apesar de ser interessante, o fenômeno não é completamente entendido.
Entre as hipóteses que procuram explicar o fenômeno, existe um estudo que diz que as pessoas enxergam cores diferentes basicamente porque os receptores de cores nos nossos olhos respondem diferentemente aos graus de vermelho, verde e azul – tudo depende da intensidade desses tons. Mais especificamente, as latências do centro da imagem e as linhas diferem conforme os espectadores. Apesar de as nuances serem sutis, elas existem. Veja abaixo e comente quais cores você consegue enxergar (ou se só vê preto e branco):
O fenômeno do Disco de Benham tem origem nas atividades neurais da retina e nas interações com o córtex visual primário – responsável por decodificar as características de imagens de baixo nível. Atualmente, o Disco de Benham está sendo utilizado por alguns estudiosos como método de diagnóstico para certas doenças oculares, principalmente no caso da neurite óptica.