Ciência
18/12/2014 às 10:45•4 min de leitura
Já estamos chegando ao final do ano, e, como de costume, as retrospectivas e premiações vêm surgindo. A AFP é uma renomada e prestigiada agência de notícias que elegeu as melhores fotos de 2014.
Todo ano temos eventos, situações e até mesmo tragédias que impactaram o mundo. Com base em todos estes aspectos, as fotografias abaixo foram as vencedoras de acordo com o veículo de notícias. Confira as imagens:
Créditos: AFP/Safin Hamed
Uma mulher curda membro do Partido de Libertação do Curdistão mantém posição em Dibis, a 50 quilômetros de Kirkuk, em 15 de setembro. Os principais diplomatas do mundo anunciaram suporte ao Iraque em sua luta contra os militantes do Estado Islâmico.
Créditos: AFP/Issouf Sanogo
Manifestantes posam com um escudo policial fora do parlamento em Ouagadougou enquanto carros e documentos queimam na rua, em 30 de outubro. Centenas de pessoas passaram pelo cordão de segurança e saquearam o edifício após uma tentativa de mudar a Constituição, que permitiria ao presidente de Burquina Faso, Blaise Compaoré, estender seus 27 anos de mandado.
Créditos: AFP/Saeed Khan
O carro do piloto japonês Kamui Kobayashi da Caterham-Renault saiu da pista durante um acidente no começo Grand Prix de Fórmula 1 no dia 16 de março em Melbourne, na Austrália.
Créditos: AFP/Aris Messinis
Um homem curdo se senta na borda da área próxima ao sudeste da vila de Mursitpinar, na província de Sanliurfa, onde há uma luta intensa entre militantes do Estado Islâmico e combatentes curdos.
Créditos: AFP/Menahem Kahana
Uma artilharia israelense próxima à borda da Faixa de Gaza dispara cápsulas de 155 mm contra alvos palestinos.
Crédtios: AFP/Fabio Bucciarelli
Crianças do grupo étnico Dinka posam em um campo de gado na cidade de Yirol, no sul do Sudão.
Créditos: AFP/Roslan Rahman
O campeão mundial australiano Christian Sprenger nada em uma sessão de terapia aquática para crianças especiais, na sacada do hotel resort Marina Bay Sands. Sprenger estava em Singapura para o evento Singapore Swim Stars, que reúne os principais nadadores do mundo.
Créditos: AFP/Shan Marai
Um membro da força de inteligência afegã aponta sua pistola para o corpo de um rebelde após um ataque de talibãs no aeroporto de Kabul. Explosões e tiroteios fizeram parte do quadro da última tentativa dos militantes para tomar uma iniciativa na luta de poder à presidência.
Créditos: APF/Javier Soriano
O atacante uruguaio Luiz Suarez –esquerda – reage ao impacto contra o zagueiro italiano Giorgio Chiellini durante um jogo no Grupo D da Copa do Mundo 2014.
CHINA OUT AFP PHOTOSTR/AFP
A foto retrata pessoas se refrescando em um parque aquático em Suining, sudoeste da província de Sichuan, na China. Os departamentos meteorológicos emitiram um alerta de ondas de calor para Sichuan.
Créditos: AFP/Joshua Lott
Manifestantes protestam contra a polícia após a morte do jovem Michael Brown, de 18 anos, em 16 de agosto no Missouri.
Créditos: AFP/Johannes Eisele
A imagem retrata a chinesa Leng Yuting, de 26 anos, posando em baixo d’água para o álbum de fotos de seu casamento em um estúdio de Xangai. Seu marido, Riyang, disse que quiseram tirar fotos aquáticas por ser “romântico e bonito”.
Créditos: AFP/Xaume Olleros
Policiais descansam após protestos pró-democracia em 23 de setembro na cidade de Hong Kong.
Créditos: AFP/Sutanta Adity
Nesta fotografia, uma veterinária membro do centro do Programa de Proteção aos Orangotangos realiza exames médicos em um orangotango macho de 14 anos de idade, encontrado com cápsulas de bala de armas de pressão no distrito de Sibolangit, na ilha de Sumatra.
Créditos: AFP/Yasuyoshi Chiba
Crianças brincam com homem fantasiado de Batman na Favela do Metrô, área próxima ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. As famílias se recusam a deixar o local, que foi parte de um projeto para revitalizar os arredores do estádio antes da Copa do Mundo de 2014.
Créditos: AFP/Mohammed Abed
Uma mulher palestina para em meio aos prédios destruídos em um distrito de Beit Hanun, na Faixa de Gaza.
Créditos: AFP/Mahmud Hams
Uma garota palestina se senta e come em meio aos destroços de sua casa no dia 2 de agosto, após uma noite de ataques aéreos na cidade de Gaza.
Créditos: AFP/Sergei Supinsky
Um padre ortodoxo tenta parar o confronto entre policiais e manifestantes no centro de Kiev, em 22 de janeiro deste ano.
Créditos: AFP/Vasily Maximov
Durante os confrontos em Kiev, manifestantes atacam policiais.
Créditos: AFP/Anatolii Boiko
Tropa de choque se reúne no confronto contra manifestantes no centro de Kiev.
Créditos: AFP/Carl de Souza
Um paciente sendo tratado após levar múltiplos tiros na face, peito e garganta está sentado em uma cadeira de rodas no hospital Malakal.
Créditos: AFP/Sergei Supinsky
A fotografia retrata uma artista ucraniana tocando piano na barricada feita pela oposição ao governo em Kiev, durante um concerto organizado para os ativistas e policiais.
Créditos: AFP/Menahem Kahana
Uma revoada de estorninhos migrantes é vista realizando sua tradicional dança aérea antes de pousarem para dormir, perto da vila de Tidhar, em Israel.
Créditos: AFP/Bulent Kilic
Manifestantes pegam fogo enquanto estavam atrás de barricadas, durante os confrontos com a polícia em Kiev.
Créditos: AFP/JM Lopez
Crianças brincam com uma mala em um campo de refugiados para a etnia Nuer, dentro do complexo da UNMIS em Bor, no Sudão do Sul.
Créditos: AFP/Simon Maina
Um exame de raio X revela uma bala alocada no garoto de 18 meses de idade chamado Satrin Osinya enquanto ele recebe tratamento no hospital nacional de Kenyatta, em Nairobi, três dias após homens armados balearem uma igreja. A mãe da criança morreu no ataque enquanto tentava protegê-lo.
Créditos: AFP/Frederick Florina
Velas são acesas ao lado de túmulos de soldados no cemitério de Douaumont, no leste da França, durante o evento anual chamado Os Quatro Dias de Verdun, um desfile noturno em comemoração ao 98º aniversário da batalha de Verdun.
Créditos: AFP/Louisa Gouliamaki
Lukas Michul, um membro do grupo “dream walker”, salta do topo de rochas acidentadas ao fundo das lindas águas da praia de Navagio, um dos maiores pontos de lazer da ilha grega Zakynthos.
Créditos: AFP/Pascal Guyot
Pessoas observam mulher reagir após saber que seu marido é suspeito de ter morrido decorrente ao vírus do Ebola, na capital liberiana Monrovia.