5 histórias reais de amor da Segunda Guerra Mundial

07/08/2022 às 13:003 min de leitura

Quando pensamos em Segunda Guerra Mundial, certamente o que menos vem à nossa cabeça é o amor. No entanto, um dos mais terríveis conflitos da história recente da humanidade guarda alguns casos muito comoventes (e românticos, é claro) de paixões que sobreviveram à belicosidade. Ou que nasceram com ela.

Alguns destes casos podem ser conhecidos do público, pois já serviram de inspiração para livros e filmes (e, em alguns casos, para filmes adaptados a partir de livros). Já outros serão conhecidos através da leitura desta romântica e apaixonada lista. Confira.

1. George Mendonsa e Greta Zimmer Friedman

Nossa primeira história é uma não-história. Você provavelmente já viu a foto com o beijo que ilustra o vídeo acima. Nela, um marinheiro e uma enfermeira dão um beijo, aparentemente apaixonado, em plena Times Square. No entanto, George Mendonsa e Greta Zimmer Friedman eram completamente estranhos um ao outro.

Eles celebravam a vitória sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial. Em um impulso, George agarrou Greta e tascou-lhe um beijo. A cena, pouco provável de ser aceita nos dias atuais, acabou entrando para a história com a representação visual do fim da guerra – e do amor, ainda que eles nem junto tenham ficado.

2. Harry Leslie Smith e Friede Edelmann

Esta sim é das histórias de amor que imaginamos. Harry L. Smith e Friede Edelmann se conheceram em pleno combate. Harry havia se alistado à Força Aérea Real e estava em Hamburgo, na Alemanha, quando conheceu uma jovem alemã de nome Friede, contrariando a determinação de não confraternizar com alemães. Foi o início de tudo.

Ainda que muita gente tenha torcido contra e afirmado que o romance entre um britânico e uma alemã não daria certo, eles permaneceram juntos até 1999, ano que Friede faleceu. Harry seguiu contado ao mundo a história de amor entre eles até 2018, quando morreu – ou foi encontrá-la em outro plano, para seguir no clima romântico.

3. Bessie Moore e Chris Barker

A história de amor entre Bessie Moore e Chris Barker é tão encantadora que suas cartas, trocadas durante o período da guerra, foram compiladas em livro e viraram um audiobook narrado pelo astro Benedict Cumberbatch. Tudo começou quando foram colegas de trabalho no correio britânico.

A amizade só foi virar amor quando Chris foi enviado à África durante a Segunda Guerra Mundial. A ausência do amigo fez Bessie notar que seus sentimentos haviam mudado. O amor a fez terminar o namoro e se declarar. As cartas foram trocadas até o momento em que finalmente tornaram a se encontrar. Lindo, não?

4. Norwood Thomas e Joyce Durant Morris

O amor pode sobreviver ao tempo? A história de Norwood Thomas e Joyce Durant Morris parece apontar que sim. Namorados em 1944, separaram-se quando Norwood foi enviado para a Normandia, na França, para o Dia D. Eles ficaram 70 anos sem se ver, casaram e estabeleceram família com outras pessoas.

Porém, em 2015, os filhos de Norwood e Joyce descobriram a história e decidiram colocar seus pais em contato. Uma reunião virtual foi feita o caso deles viralizou. Com ajuda de muita gente, reencontraram-se em 2016, para dar um abraço perdido 70 anos no tempo. Joyce, infelizmente, faleceu 10 meses depois , Norwood, em 2021.

5. Sal e Loretta

Capa do livro que apresentou as cartas de Sal e Loretta. (Fonte: Amazon/Reprodução)Capa do livro que apresentou as cartas de Sal e Loretta. (Fonte: Amazon/Reprodução)

O romance de Sal e Loretta veio a público graças a Laura Lynn Ashworth, que encontrou as cartas trocadas entre os dois enquanto ajudava um familiar com a papelada de uma associação de veteranos de guerra. Eram 170 cartas, que foram reunidas no livro Letters to Loretta from the Radio Shack: Love and Adventure on a WWII Minesweeper.

Sal tinha 19 anos; Loretta, 16. À distância, relatavam seus dias, o amor pelo outro, falavam sobre o dia, sobre música e, às vezes, até brigavam - para, em seguida, escreverem uma carta fazendo as pazes. O desenlace do romance é desconhecido, já que as cartas chegam ao fim sem deixar claro se o casal permaneceu junto. Palpites?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: