Ciência
27/09/2017 às 08:14•1 min de leitura
Pessoas que têm interesse na Idade Média certamente vão se encantar com o Castelo de Guedelon, na região francesa de Borgonha. Ele faz parte de um projeto audacioso que conta com a ajuda de voluntários e pesquisadores que, juntos, estão fazendo um autêntico castelo do século 13.
Para garantir a autenticidade do projeto, os trabalhadores usam as mesmas técnicas e os mesmos materiais usados pelas pessoas da época – até as roupas usadas por eles são de época. A ideia surgiu de Michel Guyot e de Maryline Martin, que deram início ao projeto em 1997 e, finalmente, estão se aproximando da conclusão do castelo.
Ainda que não esteja pronto, o Castelo de Guedelon atrai mais de 300 mil visitantes por ano e gera emprego a 55 pessoas. Os documentos antigos de Guedelon têm instruções de construção para uma obra que foi começada em 1228 e, por isso, os responsáveis pela construção atual se consideram trabalhando em 1248.
Galeria 1
Em declaração publicada no Bored Panda, Sarah Preston, guia do Castelo, explica que os funcionários estão seguindo todos os protocolos de construção da época e que a equipe resolveu dar uma alma ao castelo, criando uma personagem que é o dono, cheio de pitacos para dar sobre a construção.
A personagem é Guilbert, um senhor feudal que, por ter se juntado à coroa durante uma rebelião de 1226, acabou ganhando o direito de levantar seu próprio castelo. Espera-se que a construção termine em 1253 – ou 2023, nos tempos de hoje. Conte para a gente o que você achou da ideia!