Ciência
28/12/2016 às 13:03•2 min de leitura
O intuito da cervejaria era homenagear Frank Fochtman, um barman da cidade de Petoskey, nos EUA, que teria se enforcado no bar. Só que colocar um homem pendurado e morto no rótulo trouxe muitos comentários negativos à mórbida homenagem.
Em 2010, a cervejaria BrewDog estava em uma competição para lançar a cerveja mais forte do mundo. Porém, o que marcou foi a sua embalagem inusitada: 12 garrafas foram revestidas de animais de verdade, como esquilos e lebres.
No folclore de alguns países, o Zwarte Piet é um personagem que ajuda São Nicolau. Só que muita gente faz blackface ao se caracterizar como o personagem, ou seja, brancos pintam a cara de preto para o papel – e isso pega muito mal, por relembrar um período em que os negros não podiam atuar e eram interpretados por brancos pintados. Por isso, nomear uma cerveja escura como Zwarte Piet não é algo muito bem-visto e gerou discórdia para a cervejaria De La Senne.
Durante anos, a cervejaria New Englad Brewing Company comercializou uma cerveja com a cara de Ghandi no rótulo – além de citar o nome no título. Quando a história chegou na Índia, muitos se sentiram ofendidos por acreditar que a “homenagem” desonrava Mahatma Ghandi. O nome acabou sendo alterado para G-Bot, para evitar maiores repercussões negativas.
Nos Estados Unidos, “kronik” é um sinônimo para maconha. Por isso, mesmo após receber o aval para usar o nome no rótulo de seu novo produto, a cervejaria Lagunitas, da Califórnia (EUA), precisou dar um jeito de alterar o nome em cima da hora. A solução foi colocar um “censurado” sobre o nome proibido. Resultado? Mais sucesso do que provavelmente teria apenas com a referência à erva.
A polêmica dessa cerveja está em seu nome: Delirium Tremens, ou DTs, faz uma referência aos tremores que pessoas viciadas em álcool sentem quando estão em abstinência. Certos tipos de alucinações – ou delírios, como no título – também estão relacionados à falta de álcool. Pegou mal, e algumas garrafas chegaram a ser tiradas das prateleiras.
Uma gueixa, uma caixa de lenços de papel, a cara do personagem Drew do filme “Como Enlouquecer Seu Chefe” e o slogan enfatizam a explosão de sabor da cerveja já no seu rótulo. Só que algumas pessoas não entenderam que se tratava de uma cerveja e se recusaram a colocar o produto em suas prateleiras. É mole?
***
Você já tomou alguma cerveja apenas por causa do seu rótulo? Comente no Fórum do Mega Curioso