Garoto descobre tesouro de rei viking do século 10 na Alemanha

17/04/2018 às 13:012 min de leitura

Você alguma vez sonhou em descobrir um tesouro perdido? Pois um garoto fã de arqueologia se deparou com um recentemente — um incrivelmente raro e de valor histórico inestimável! O menino em questão tem apenas 13 anos de idade e se chama Luca Malaschnichenko e, com a ajuda de René Schön, um voluntário ligado a um programa de arqueologia, descobriu cerca de 600 moedas de prata, além de colares, broches, braceletes e outras peças com mais de mais de mil anos de antiguidade. E o mais legal: os objetos foram associados ao famoso rei viking Harald blátonn Gormsson, também conhecido como Harald Bluetooth.

Descoberta

O tesouro foi encontrado em janeiro pela dupla com o uso de um detector de metais na ilha de Rügen, situada no norte da Alemanha, que é banhada pelo mar Báltico, mas só foi anunciada agora. Luca e René estavam vasculhando os arredores da aldeia de Schaprodequando o detector sinalizou que havia algo no terreno e os dois se depararam com o que eles pensaram ser um pedaço de alumínio.

Caçadores de tesourosO garoto com o voluntário vasculhando o terreno em busca de descobertas arqueológicas (El País/Stefan Sauer/AFP)

Entretanto, depois de cavoucar um pouco, Luca e René começaram a desenterrar moedas — e perceberam que o que tinham diante de si não era simples sucata... Após contatar o pessoal da secretaria de arqueologia, foi organizada uma escavação no local e o achado da dupla resulta ser a maior descoberta de moedas desse tipo no sudeste do Báltico.

Tesouro arqueológicoAlguns dos itens encontrados em Rügen (El País/Stefan Sauer/AFP)

Mais especificamente, o tesouro foi encontrado em um terreno agrícola privado, e os cientistas envolvidos nos trabalhos delimitaram uma área de 400 metros quadrados para investigar. Então, ao longo de cerca de três meses, o time recuperou os itens que mencionamos no início da matéria e, depois de analisar os desenhos gravados nas moedas e a data em que elas foram cunhadas, determinaram que elas são, sem dúvida, da época do rei viking Harald Bluetooth.

Moeda vikingDetalhe de uma das moedas de prata recuradas durante as escavações (El País/Stefan Sauer/AFP)

Esse monarca é bastante famoso — e não somente por inspirar o nome da tecnologia Bluetooth! Ele foi um dos primeiros reis da Dinamarca e foi o responsável por introduzir o cristianismo no país. O apelido (que se traduz como “dente azul”) surgiu por conta do sorriso que suspeitamos não devia ser muito saudável.

Arqueólogos trabalhandoPodem haver outros tesouros! (El País/Stefan Sauer/AFP)

Harald, que viveu entre os anos de 910 e 987, esteve na região onde o tesouro foi encontrado até rolar uma treta entre ele e seu filho, e o dinamarquês perder uma batalha e ter que fugir de lá. Pois existe a suspeita de que Harald tenha enterrado esse tesouro antes de fugir — e que ele possa ter escondido outros tantos pela ilha!

Confira mais matérias aqui do Mega relacionadas com descobertas e tesouros arqueológicos:

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: