Artes/cultura
18/06/2018 às 09:30•2 min de leitura
Parecendo uma galinha recém-saída de uma guerra contra um porco-espinho, a figura pouco simpática desse dinossauro encontrado na África do Sul pode dar a ideia de que ele fosse superperigoso, mas na verdade era um herbívoro nanico, não passando de 30 centímetros de altura e 10 quilos.
Diferente do Pegomastax, esse cara encontrado na China era realmente grande! Sendo, de acordo com o site Science Focus, um ancestral da preguiça-gigante, esse dinossauro peludo que lembra muito um ratão enorme tinha 3 metros de altura e 1,3 quilo.
A bocarra desse dinossaurinho, também encontrado na China, não era grande assim à toa. Chamada de “dinossauro vampiro”, essa criatura era como um morcego: se grudava em outros dinossauros e se alimentava sugando seu sangue.
Esse pequeno réptil tinha, em suas costas, de seis a oito estruturas longas que lembram um taco de hóquei e seriam uma espécie primitiva de pena.
Nem precisa falar muito desse carnívoro de até 9 metros que habitava a América do Sul. Se o T. rex já tem aquela aparência assustadora, imagine uma versão dele com bracinhos menores e uma cabeça maior e enfeitada com chifres.
Ele tinha a aparência superlegal de um dragão medieval, e uma coisa ainda mais interessante é que seu nome latino é Dracorex hogwartsia, que de acordo com o Science Focus tem como tradução literal “Dragão Rei de Hogwarts” (sim, por causa de Harry Potter). O curioso é que, apesar da sua aparência mítica feroz, estudos mostram que ele era herbívoro.
Esse dinossauro herbívoro da Argentina, que poderia chegar a 10 metros de comprimento, tinha duas fileiras altas de espinhos em suas costas, as quais lembram um simpático moicano.
Já viu um esquilo voador? Com Sharovipteryx, dá para seguir basicamente a mesma ideia. Esse pequeno comedor de insetos era um lagarto planador. Imagine um calango planando por aí!
Se tubarões já conseguem causar aquele nível considerável de medo em muita gente, imagine estar na praia e topar com um desses. Esse dinossauro se assemelhava muito a um tubarão, mas era mais narigudo e tinha essa espiral de dentes que aumentava com o tempo, fazendo a mandíbula crescer também.
Veja que carinha interessante a dele! Esse grandão tinha em torno de 9 metros de comprimento e podia chegar a 4 toneladas; a mandíbula peculiar foi feita sob medida para acomodar seus 500 dentes!
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!