Más notícias: tomar refrigerante diet é um péssimo negócio

01/10/2018 às 12:302 min de leitura

A ideia de consumir um refrigerante adoçado artificialmente é tentadora, a gente sabe, mas não são poucos os estudos que têm mostrado os malefícios desse tipo de produto baixo em calorias e em quantidade de açúcar.

Por mais bizarro que pareça, a verdade é que seu corpo não sabe que você está tomando um refrigerante diet e acaba trabalhando como se não fosse o caso. Quando você toma algo doce, seu cérebro dá sinais ao pâncreas de que está na hora de ele produzir insulina, o que significa que seu corpo não sabe a diferença entre um refrigerante normal e um diet.

Uma vez que a insulina é liberada, ela fica sem ter o que fazer, já que não tem açúcar para transformar em energia, e é aí que está o problema. Acredita-se que esse processo, quando acontece com frequência, está relacionado com a síndrome metabólica, que é uma mistura de condições que incluem pressão alta, hiperglicemia e ganho de peso. A síndrome metabólica também aumenta o risco de doenças como o diabetes, as doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Eita!

minions

Não é de hoje que estudos são feitos para descobrir quais são os riscos do consumo de refrigerantes dietéticos. Uma pesquisa realizada entre os anos de 1979 e 1988 revelou que participantes que começaram com um peso normal e consumiram 21 doses de refrigerante diet por semana tinham o dobro de chance de se tornarem pessoas obesas ao final da pesquisa, em comparação com as pessoas que passaram todos esses anos sem consumir esse tipo de bebida.

Se você costuma beber refrigerante diet com as refeições, saiba que esse é o pior jeito de consumir a bebida, já que as calorias falsas nesses refrigerantes acabam bagunçando o número de calorias reais que nosso corpo metaboliza, fazendo com que mais calorias sejam estocadas - e você sabe o que calorias estocadas acabam virando, não é? Isso mesmo: gordura.

Em termos de sabor, adoçantes artificiais são mais doces do que o açúcar, o que faz com que nosso cérebro entenda que estamos ingerindo calorias extras, e, acredite você ou não, isso faz com que você sinta mais fome, já que seu cérebro está esperando por mais calorias do que o seu corpo de fato recebeu. O resultado? Ganho de peso. Então se você consome esse tipo de bebida esperando não engordar, a gente sente muito, mas o jeito é apostar na boa e velha água.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: