Ciência
03/06/2011 às 11:40•3 min de leitura
A criatividade brasileira na cozinha sempre surpreende. A variedade de sabores de pizzas, sushis e brigadeiros que surgiu aqui não deixa dúvidas. Agora é o cheesecake que está caindo no gosto dos chefs do país e aparecendo em versões cada vez mais inusitadas.
Hoje é difícil ir a cafés e restaurantes e não encontrar as tortinhas de origem americana no cardápio. E ela está cada vez mais comum também em eventos. As doceiras já disponibilizam a sobremesa em miniatura para ser servida em festas de casamento e aniversário.
O cheesecake também contribuiu para popularizar um tipo de queijo que sofria certo preconceito no Brasil. Com ele, o cream cheese conquistou espaço e inclusive ficou mais acessível nos mercados.
Mas de onde o cheesecake vem?
A sobremesa que hoje está presente aqui nasceu de uma parceria de sucesso entre alemães e americanos. Os primeiros são os responsáveis pela receita e os últimos levam o crédito pelo queijo.
Na versão europeia do doce são utilizados o cottage e a colhada, mas foi a invenção do queijo americano, no final do século 19, que fez com que a sobremesa ganhasse o toque final que lhe rende sucesso até hoje.
Um dos motivos para a lista de fãs do cheesecake continuar aumentando é a combinação de doce com salgado, de forma suave. Assim, ele agrada até mesmo aqueles que não fazem questão de degustar uma sobremesa depois do jantar.
As variações de sabor também ajudam a popularizá-lo, além de deixar o preparo bem democrático. É possível testar vários tipos de massa, com bolacha, sobras de bolo ou a versão com ovos. O recheio pode levar ricota ou cream chesse e chegar a resultados bem parecidos.
Mas são as coberturas que fazem mais sucesso e ganham sabores bem diferentes. Você pode usar frutas, chocolate ou chantili. Há gostos para todos os tipos.
A sobremesa também conquista as anfitriãs pela facilidade de fazê-lo. Não é preciso perder muito tempo com a decoração, já que a própria cobertura tem uma aparência muito atraente. A parte mais complicada é conseguir desenformar o cheesecake com perfeição, mas existem truques que podem facilitar o trabalho.
O método do banho-maria é aconselhado por boa parte dos chefs. Envolva a forma de bolo em filme plástico e em mais duas folhas de papel alumínio. Em seguida, coloque-a dentro de uma assadeira com água fervida. A sobremesa sairá com facilidade.
Para você poder testar o método, separamos três receitas que têm variações de ingredientes e poderão agradar a todas. O tempo de preparo é de aproximadamente uma hora. E depois de terminar, é só esperar pelos elogios.
Massa
Recheio e cobertura
Para fazer a massa, bata os biscoitos aos poucos no liquidificador até obter uma farofa. Retire do liquidificador, junte a manteiga e misture bem. Em seguida, forre o fundo de uma forma de aro removível (25 cm de diâmetro) e reserve. Comece o recheio batendo todos os ingredientes (exceto a goiabada) no liquidificador e coloque sobre a massa da torta. Asse em fogo baixo (150 °C) e pré-aquecido por 60 minutos ou até que fique firme. Depois deixe esfriar e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas. Para a cobertura, junte 5 colheres de sopa de água à goiabada, leve ao fogo até dissolver e espalhe sobre o cheesecake antes de servir.
Massa
Recheio
Prepare a massa triturando as bolachas em um processador ou no liquidificador. Em seguida, misture as bolachas trituradas, a manteiga e o chocolate em pó em uma vasilha. Quando a mistura ficar homogênea, forre uma forma com fundo removível. Para o recheio, derreta o chocolate e reserve. Na batedeira, coloque o cream cheese, o açúcar, a manteiga e o cacau em pó e bata até ficar homogêneo. Acrescente o chocolate derretido e o creme de leite fresco gelado. Depois de incorporar bem, jogue por cima da massa e leve à geladeira por 3 a 4 horas antes de servir. Se quiser, coloque raspas de chocolate por cima para decorar.
Massa
Recheio
Cobertura
Para fazer a massa, misture o biscoito com a manteiga até ficar homogêneo. Forre o fundo de uma forma de aro removível de 26 cm de diâmetro, pressionando com os dedos. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 8 minutos. O primeiro passo do recheio é bater a ricota, o leite e o açúcar no liquidificador. Em seguida, junte o creme de leite e a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem e bata. Despeje a mistura na forma e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme e reserve. Faça então a cobertura, batendo as frutas com o açúcar até obter um purê. Passe por uma peneira e acrescente o limão. Leve ao fogo baixo por 10 minutos, espalhe sobre a torta e sirva.