Drops Históricos #36: Sua dose semanal de História aqui no Mega

03/12/2018 às 06:364 min de leitura

Na semana passada, a gente mencionou por aqui uma das invenções – entre tantas! – de um carinha chamado Thomas Edison. Se existia algo que esse moço gostava de fazer desde muito cedo, era inventar coisas.

A curiosidade ali parou e fez ninho, de modo que, na conta do tal do Edison, estão geringonças como um sistema elétrico que enviava sinais sonoros, parecido com o que hoje chamamos de despertador; uma ratoeira elétrica; uma máquina que lembrava uma urna eletrônica, e tinha exatamente essa finalidade; um indicador de cotações para a bolsa de valores de Nova York; um fonógrafo; e, claro, a lâmpada elétrica. A verdade é que Edison patenteou mais de 300 engenhocas  ele era realmente um gênio.

Se organizar direitinho, é possível perceber que todos os dias do ano ele esteve inventando ou aperfeiçoando alguma coisa. Não é uma loucura? Pois bem, acontece que nem só de Thomas Edison se faz o mundo da inventividade, e, entre inaugurações, fundações, grandes feitos e criações, diariamente aparecem novidades e evolução. A gente separou algumas aqui para você conhecer neste Drops Históricos de número 36!

3 de Dezembro

1967: Primeiro transplante de coração ocorre na África do Sul

Christiaan Neethling Barnard, um sul-africano que hoje teria 96 anos de vida, foi o médico responsável pelo primeiro transplante de coração bem-sucedido na história da humanidade. Várias tentativas foram feitas anteriormente, mas somente em 3 de dezembro de 1967 que, no Hospital Groote Schuur, na Cidade do Cabo, África do Sul, um coração de uma pessoa bateu saudavelmente dentro do peito de outra.

O paciente sobreviveu por algumas semanas, porém, acabou falecendo. Ainda assim, o procedimento marcou a história da medicina. Meses depois, Barnard realizou um segundo transplante, que, dessa vez, deu cerca de 2 anos de vida a mais à pessoa que recebeu o coração.

4 de Dezembro

1888: É registrada a câmera Kodak

George Eastman, um norte-americano do estado de Nova York, trabalhava como guarda-livros em um banco na cidade de Rochester quando começou a desenvolver o interesse pela fotografia  e um pouco de implicância pela complexidade do processo de registrar uma imagem. Na década de 70, ele encontrou um método diferente de realizar a captura de fotos: registrar as formas em uma chapa fotográfica seca.

Ele levou quase uma década no processo de criação, patenteação e fundação de sua empresa, a Eastman Dry Plate and Film Company, que, junto com o rolo de filmes para o cinema, desenvolvido por William Walker, inovava e revolucionava a forma como as fotografias eram feitas.

Foi somente 4 anos depois, em 1888, que Eastman registrou a marca Kodak e lançou sua primeira câmera fotográfica.

Nos anos seguintes, a empresa foi aprimorando suas tecnologias até gerar câmeras mais elaboradas e evoluídas, como a que leva um filme de 16 milímetros lançada pela marca em 1932.

5 de Dezembro

1908: Fundação da Cruz Vermelha Brasileira

Afinal de contas, você sabe o que faz a Cruz Vermelha e qual a diferença entre esta e outras associações voltadas à saúde? Tudo remete a sua fundação!

Criada em 1908, a Cruz Vermelha é uma organização humanitária voltada a trabalhos de socorro e primeiro atendimento a pessoas em situação de risco. Hoje, ela também se dedica à formação de socorristas, com cursos e aulas de enfermagem.

A instituição foi inspirada em organizações humanitárias internacionais, a partir da iniciativa do médico Joaquim de Oliveira Botelho. Um ano depois de acontecerem as primeiras articulações para a criação de uma instituição desse tipo, a sociedade foi fundada no Rio de Janeiro, tendo como primeiro presidente um sanitarista chamado Oswaldo Cruz  cujo nome você já deve ter ouvido, pois nomeia praças e ruas pelo país afora.

Logo em seus primeiros anos de atividade, a Cruz Vermelha já teve uma forte atuação devido ao envolvimento do país na Primeira Guerra Mundial.

A instituição foi essencial para enraizar a participação da mulher nas organizações de saúde, já que, com a criação da seção feminina, a sociedade conseguiu incentivar também a criação de uma Escola Prática de Enfermagem.

A atuação da Cruz Vermelha é muito parecida com a do corpo de bombeiros, porém, ela é a única com autorização para atender em qualquer lugar do país, diferente dos demais socorristas, que têm atuação regional  por estado ou cidade.

6 de Dezembro

1946: Willard Libby apresenta o relógio de precisão

Químico integrante do Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial, Willard Frank Libby foi responsável por desenvolver o método de medição de datas mais preciso do mundo.

Você já se perguntou, por exemplo, como os cientistas determinam a idade de itens arqueológicos? Parte dessas informações se dá justamente com a ajuda do Libby!

Seu método, a datação por radiocarbono, utiliza o carbono-14 para determinar a idade de materiais feitos desse elemento e que tenham até 60 mil anos.

No dia 6 de dezembro de 1946, ele apresentou um relógio atômico que utiliza essa tecnologia e é capaz de medir o tempo com tanta precisão que atrasaria apenas 1 segundo em 300 mil anos! Interessante, não é?

7 de Dezembro

1988: Primeiro transplante simultâneo de coração e pulmão

Foi aqui no Brasil que, 30 anos atrás, realizou-se o primeiro transplante mundial de dois órgãos importantíssimos para o corpo em uma mesma operação. Um paciente de 46 anos que sofria de uma doença do coração teve os pulmões prejudicados, e, ao conseguir um doador, a equipe médica optou por transplantar ambos os órgãos em um único procedimento.

Esse fato ocorreu quase 20 anos depois que o cirurgião Euryclídes Zerbini realizou o primeiro transplante de coração no Brasil, em 1968.

8 de Dezembro

1994: Sintetização do roentgênio

Seu símbolo é Rg, seu número atômico, 111, mas pode chamar de roentgênio. O elemento químico sintetizado pela primeira vez por uma equipe de pesquisadores liderados por Peter Armbruster e Sigurd Hofmann, em 1994, é um dos mais jovens da tabela períodica. Ele só foi nomeado assim oficialmente uma década depois.

Antes disso, no entanto, ele era chamado de unununium, com o divertidíssimo símbolo Uuu, e também de eka-ouro, por ter características similares ao ouro.

Um dos átomos mais pesados, o roentgênio é considerado um metal de transição, mas não existe em ambiente natural: foi criado a partir da fusão do bismuto-209 com íons de níquel-64.

9 de Dezembro

1996: O navegador Opera é lançado

Apresentado inicialmente em abril de 1996, o Opera foi lançado de maneira oficial no dia 9 de dezembro do mesmo ano, depois de dois anos em desenvolvimento pela empresa Telenor, a maior operadora telefônica norueguesa.

Ainda em uso, o Opera é um dos navegadores para web que possui maior variedade de disponibilidade para diferentes tipos de dispositivos, de computadores a celulares e consoles de video game.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: