Dez mil pessoas tiveram de ser evacuadas em Berlim por causa de uma bomba

03/05/2018 às 10:292 min de leitura

Nós do Mega Curioso já compartilhamos por aqui a história de um esloveno que encontrou uma bomba não-detonada da Segunda Guerra Mundial, levou o artefato para casa e, como resultado, a vizinhança inteira do cara precisou ser evacuada até que as autoridades desativarem o dispositivo. Na ocasião, a gente explicou que esse tipo de achado, apesar de parecer superestranho, é relativamente comum e, frequentemente, alguém encontra algum projétil ou explosivo enterrado em algum canto na Europa.

Bomba!

O caso mais recente foi anunciado esses dias, quando uma bomba não-detonada foi descoberta em um canteiro de obras no centro Berlim, não muito distante de onde fica a sede do Governo Alemão — e quartel-general de Angela Merkel. Resultado? De acordo com George Winston, do site War History Online, uma área de mais de 800 metros quadrados teve que ser protegida e cerca de 10 mil pessoas tiveram de ser evacuadas.

Bomba não detonadaOlha a "pequena" ali (War History Online/APF)

Além dos edifícios que abrigam o Parlamento Alemão, outros prédios que tiveram de ser esvaziados foram o do Serviço de Inteligência Federal, o Ministério dos Transportes e um museu de arte moderna que fica na região, entre outros.

Obviamente, apesar de os berlinenses estarem mais do que acostumados a esse tipo de “imprevisto”, o trânsito no centro da capital alemã ficou bastante congestionado e as embaixadas de alguns países — entre eles, os EUA — emitiram alertas para que os visitantes mantivessem distância do local onde a bomba havia sido descoberta.

Transtorno habitual

Conforme dissemos, a população de Berlim já está habituada a esse tipo de situação, uma vez que, segundo George, durante a 2ª Guerra Mundial, os aliados soltaram por volta de 1,4 milhão de toneladas de explosivos sobre a Alemanha. De acordo com as estimativas, ao longo do conflito, foram organizados 314 bombardeios aéreos sobre a capital e, desses, 85 aconteceram no último ano da guerra — missões que acabaram por danificar metade de todas as residências da cidade e destruir cerca de um terço delas.

Aviões da 2ª Guerra Mundial(WWII Today)

Sendo assim, não é nenhuma surpresa que ainda existam artefatos não-detonados enterrados na cidade — milhares deles! Para você ter uma ideia, em 2015, as autoridades recuperaram (e descartaram adequadamente) 24,8 toneladas de explosivos, enquanto em 2016 essa quantia subiu para 27 toneladas e, em 2017, para 33. E a estimativa é de que ainda existam 3 mil bombas que não foram descobertas pela capital alemã.

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: