Ciência
14/02/2024 às 12:00•2 min de leitura
Você talvez saiba que a pele é o maior órgão do corpo humano, correspondendo a 15% da nossa massa. Ela atua como bloqueador solar, regulador de temperatura, além de proteger todos os outros órgãos de ameaças externas, como germes.
Pensando nisso, é interessante observar que a pele é o órgão mais visível do corpo. E por meio dela, nós podemos observar sinais de vários problemas de saúde. Esses problemas vão além de questões estéticas e podem incluir doenças digestivas, hormonais e até cardíacas.
A seguir, nós listamos alguns problemas de saúde cujos sinais você pode observar pela pele.
(Fonte: Getty Images)
Preste atenção às mudanças na pele das axilas, pescoço e de outras dobras pelo corpo. Se a pele parece mais grossa — quase com uma textura de veludo — pode ser sinal de acantose nigricans. Essa condição é associada a problemas no metabolismo.
Alguns problemas que causam acantoose nigricans são a diabetes tipo 2 e a síndrome do ovário policístico, mas também pode aparecer em pacientes com câncer de estômago. Esse sintoma é mais comum em pessoas com pele mais escura, mas pode acontecer com qualquer pessoa. Caso o problema que originou os sinais na pele seja tratado, a acantose nigricans some.
(Fonte: Getty Images)
Se você for picado por um carrapato, é melhor prestar atenção se alguma marca aparece na sua pele. Pode surgir um sinal em forma de alvo, que se expandirá rapidamente. Ele recebe o nome de Erythema migrans e é o sinal mais comum da doença de Lyme.
A doença de Lyme é uma infecção bacteriana que pode causar variações de temperatura, dor nos músculos e articulações, dores de cabeça e fadiga. Ela é tratada com antibióticos — mas, se o paciente não receber tratamento, pode ter complicações a longo prazo, como artrites, paralisia facial, problemas de memória e fadiga permanente.
Por isso, fique de olho no aparecimento dessas marcas na pele pelas primeiras semanas após uma picada de carrapato. Se observar algum sinal, procure ajuda médica.
(Fonte: Getty Images)
Além da cor, o púrpura também é usado para identificar um sintoma comum de várias doenças: marcas vermelhas e roxas pela pele, que são sinais de sangramentos subcutâneos. E ao serem pressionadas com o dedo, as marcas demoram a sumir.
Ela pode ser sinal de problemas nas plaquetas (as células do sangue essenciais à coagulação), que podem ser causados por uma série de condições de saúde, incluindo cânceres e doenças autoimunes. Também pode ser sinal de doenças cardiovasculares ou de septicemia — quando uma infecção invade a corrente sanguínea, o que pode levar à morte.
(Fonte: Getty Images)
Até problemas cardíacos podem causar sinais na pele. Um dos mais comuns é a insuficiência da válvula mitral.
As válvulas cardíacas direcionam o fluxo do sangue pelo coração, evitando o refluxo entre as câmaras. Uma dessas válvulas, a mitral, pode se tornar mais estreita, prejudicando o trabalho do coração. Com isso, o organismo busca preservar o volume de sangue, diminuindo o fluxo para a pele — o que ocasiona erupções vermelhas nas bochechas.
Desse modo, não é exagero dizer que observar essas erupções cutâneas podem salvar a vida de uma pessoa. Afinal, condições como a doença de Lyme e a insuficiência da válvula mitral podem ser fatais.