10 truques para conseguir pegar no sono rapidinho

23/02/2016 às 06:353 min de leitura

Tem gente que não gosta de dormir – como é o meu caso – e tem quem simplesmente não consiga – meu caso também. Infelizmente, dormir pouco tem consequências que vão além das olheiras e do cansaço no dia seguinte. A falta de sono está relacionada com casos de obesidade, diabetes, alta pressão arterial, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Se contar carneirinhos não adianta, tente algum dos truques a seguir da próxima vez que ficar sem sono:

1 – Esfrie o ambiente

A ideia de que dormir no quentinho é mais confortável até faz sentido, mas, quando nem mesmo assim você pega no sono, tente esfriar o seu quarto. Ambientes mais frios nos fazem dormir melhor. Já reparou que depois de pegar no sono seu corpo esfria? Isso acontece para que o cérebro atinja a temperatura ideal para o descanso perfeito, e seu corpo completa essa etapa mais rapidamente em um ambiente resfriado.

2 – Coma alimentos saudáveis

Uma pesquisa recente revelou que comer fibras à noite tem relação com um sono mais profundo. Gorduras saturadas, no entanto, estão relacionadas com uma qualidade ruim de sono – idem para alimentos doces demais. O jeito, então, é apostar em frutas e alimentos saudáveis em geral.

3 – No escurinho é mais gostoso

Quanto menos luz houver no ambiente onde você dorme, melhor. Nesse sentido, evite também o uso de celulares, computadores e tablets antes de ir para a cama. A luz interrompe a produção de melatonina, hormônio essencial para um bom ciclo de sono.

4 – Mantenha uma rotina de sono

Se você é do tipo que dorme em horários aleatórios com frequência, talvez esteja na hora de repensar esse hábito. Ter um horário certo para dormir e acordar é fundamental para quem quer ter uma boa qualidade de sono, já que isso mantém seu relógio biológico funcionando bem.

5 – Não leve a tecnologia para cama

Checar email, ficar no Tinder, mandar correntes no WhatsApp: deixe tudo isso para o período diurno, não para instantes antes de ir para a cama e menos ainda para o momento em que já estiver deitado.

6 – Leia um livro

Livros são aqueles objetos arcaicos feitos de várias páginas de papel, lembra? Baixar versões digitais não vale. O ideal também é que a leitura seja feita em uma cadeira ou em um sofá confortável – nada de ler na cama!

7 – Tome aquele banho esperto

O ideal é tomar um banho quente e, antes de sair do chuveiro, dar uma esfriada na água. Assim seu corpo fica relaxado e, consequentemente, você vai dormir bem. Melhor ainda se você puder tomar um banho de banheira: nesse caso, fique de molho por 20 ou 30 minutos umas duas horas antes de se deitar.

8 – Vista meias

Se você é do tipo que tem pés gelados, já sabe que isso impede a chegada do sono, então o jeito é aceitar o fato e dormir de meias, se for necessário. Quanto mais quentinho seu corpo estiver, mais facilmente você pega no sono.

9 – Tenha uma caneta e um caderninho ao lado da cama

Uma das dificuldades maiores de quem quer dormir e não consegue é a cabeça, que não dá trégua e traz os problemas do cotidiano para a mente. Dessa forma, o cérebro fica ocupado demais para dormir. Então, se o problema é se lembrar de alguma coisa no dia seguinte, tenha um caderninho por perto – assim você anota o que precisa ser lembrado e dorme.

10 – Se o sono não vem de jeito algum, levante-se

Se depois de 20 minutos tentando dormir você sentir que o sono não vem mesmo, levante-se, tente fazer alguma atividade calma (nada de TV e computador!) e só volte para a cama quando estiver se sentindo sonolento.

***

Você tem algum segredo infalível para pegar no sono? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: