Homens de Preto: de onde eles surgiram, afinal — e, eles existem mesmo?

05/10/2018 às 05:304 min de leitura

Quem nunca ouviu histórias sinistras relacionadas com os misteriosos Homens de Preto, não é mesmo? Nós do Mega Curioso inclusive já publicamos matérias sobre eles por aqui e, só para esclarecer, não estamos nos referindo àqueles que fizeram um baita sucesso nas telonas, não!

Homens de PretoNão é desses caras que estamos falando! (Giphy)

Agentes supersecretos

Estamos falando dos supostos agentes secretos do Governo dos EUA que seriam encarregados de identificar, assediar e intimidar testemunhas de incidentes relacionados com avistamentos de discos voadores e possíveis vítimas de abduções e encontros com seres alienígenas.

Esses caras, segundo dizem por aí, teriam se infiltrado entre os entusiastas e pesquisadores de fenômenos OVNI e seriam responsáveis por monitorar as atividades dos grupos, fornecer informações falsas e até espalhar a ideia de que os governos mantêm em segredo evidências da existência de civilizações extraterrestres.

Suposto Homem de PretoAgente secreto ou apenas um homem de chapéu e sobretudo? (Distractify)

Conforme acreditam os conspiradores de plantão, os Homens de Preto inclusive se encarregariam de “plantar” provas fictícias para enganar a população mundial e desviar a atenção do público e de ufólogos com relação a programas militares e governamentais em andamento. Assim, basicamente, a real função dos agentes seria confundir todo mundo para encobrir experimentos e projetos supersecretos. Mas, o que realmente sabemos de concreto sobre a existência — ou não — desse pessoal misterioso?

Era uma vez um OVNI

Tudo indica que os rumores sobre a existência dos Homens de Preto começaram a circular no final dos anos 40 — mais especificamente, após um incidente que teria ocorrido nas redondezas da Ilha Maury, em Washington, no dia 27 de junho de 1947. Segundo os relatos, nssa ocasião, um homem chamado Harold Dahl se encontrava em seu barco acompanhado de seu filho e o cachorro da família nessa área quando, de repente, notou seis objetos com forma de “rosquinha” pairando sobre a sua embarcação.

Senhor simpáticoEsse seria Harold Dahl (Exonews.com)

Pouco depois do avistamento, um dos discos despencou do céu, lançando uma porção de fragmentos metálicos sobre o barquinho. O filho de Dahl chegou a ser atingido por alguns dos estilhaços, e o cão, pobrezinho, inclusive morreu em decorrência dos ferimentos. No entanto, por sorte, havia uma câmera fotográfica na embarcação — e Harold, esperto, deu um jeito de capturar algumas imagens do desastre.

Discos voadoresDeve ter sido sinistro mesmo. Só que... (The Daily Star)

A primeira pessoa para quem Dahl mostrou as fotos foi Fred Crisman, seu supervisor, e esse cara, duvidando da história, chegou a retornar ao local indicado por ele — e parece que teria visto a tal espaçonave caída por lá. Enfim, o fato é que, segundo se sabe, na manhã seguinte, Dahl teria recebido a visita de um homem vestido com um terno preto interessadíssimo em saber todos os pormenores de sua estranha experiência. Esse sujeito também teria alertado Dahl de que, se ele contasse o que havia visto para mais alguém, coisas bem ruins aconteceriam...

Nasce uma lenda

É obvio que Dahl deve ter aberto o bico; afinal, do contrário, como é que saberíamos de tudo isso, oras!? O fato é que, por mais interessante que a história soe, o Governo dos EUA negou que empregava agentes sinistros e conduziu uma investigação na qual concluiu que Dahl e Crimson eram dois embusteiros — e que o papo da rosquinha acidentada era mentira. A dupla chegou a admitir que tudo não passava mesmo de uma farsa.

Relatório de investigaçãoRelatório sobre o caso (Mutual UFO Network)

Só que, sabe como são as coisas, né? A verdade é bem menos interessante do que os relatos “fabricados” por Dahl e Crimson — e, considerando que o caso veio à tona na mesma época em que o icônico Caso Roswell e que não paravam de pipocar histórias sobre supostos avistamentos de discos voadores e encontros com alienígenas —, é claro que o conto dos Homens de Preto pegou.

Mais encontros

Curiosamente, depois de os relatos de Dahl e Crimson se tornarem famosos, se passaram cerca de 20 anos até que um novo incidente envolvendo os supostos Homens de Preto fosse registrado. Dessa vez, a testemunha abordada pelos agentes foi um cara chamado Robert Richardson, um homem de Toledo, em Ohio, que saiu dizendo por aí que tinha colidido com o próprio carro em um disco voador.

Recorte de jornalRecorte de jornal ainda sobre o incidente na Ilha Maury (Seattle Pi)

Robert disse que inclusive chegou a coletar um pedaço de metal da nave como prova, mas você já sabe o que aconteceu, né? Sim, os agentes misteriosos bateram em sua porta, exigiram que ele entregasse a evidência e ameaçaram voltar, caso a história vazasse. Ela obviamente vazou e, bem, Robert continuou tagarelando sobre a experiência.

Outros casos de supostos esbarrões com os tais Homens de Preto voltaram a ser registrados esporadicamente — como o do ufólogo chamado Jack Robinson, que teria sido visitado por uma dupla de agentes em 1968, e o do pesquisador Herbert Hopkins, que tinha especial interesse em assuntos relacionados com OVNIs e ETs e que foi agraciado pela companhia dos sujeitos sinistros em 1976.

Mas, com o passar do tempo, da mesma forma que os relatos envolvendo avistamentos e abduções começaram a se tornar gradualmente mais raros, os testemunhos de supostos encontros com os Homens de Preto foram minguando. Ainda assim — e em grande parte graças ao sucesso que esses personagens fizeram no cinema —, essas figuras acabaram transcendendo as lendas urbanas e teorias da conspiração e se transformando em um fenômeno da cultura pop.

Will Smith e ETPois é... (Giphy)

E o que dizer dos vídeos que abundam na internet e que muita gente jura de pés juntos que são provas incontestáveis de que os Homens de Preto existem na vida real — e só servem para reforçar o que esse pessoal defende: que as negações, investigações e provas não passam de balelas criadas pelo governo norte-americano para encobrir a verdadeira verdade? Bem, há tantas coisas malucas circulando por aí... vai de cada um de nós buscar as respostas.

Homens de PretoE você, caro leitor, no que acredita? (Giphy)

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: