7 fatos que você não vai gostar de saber sobre alimentos industrializados

15/05/2018 às 03:012 min de leitura

Quando vai ao mercado e percorre os corredores, você se pergunta como é que a maioria dos alimentos que estão ali foram produzidos? Muitos deles são fabricados através de processos que deixariam muita gente surpresa — e até assustada! —, sem contar alguns ingredientes estranhos que são usados em suas formulações.

O pessoal do site BuzzFeed publicou uma interessante matéria com algumas curiosidades sobre alimentos que normalmente encontramos nos mercados, e nós selecionamos sete desses produtos para você conferir:

1 – Vermelho e rosa

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

A maioria dos alimentos de coloração vermelha ou rosa tem esse tom graças ao uso de um corante chamado carmim ou ácido carmínico, que é obtido a partir de um inseto chamado cochonilha.

2 – Soltinho

Fonte da imagem: Reprodução/Abacás

O queijo ralado que compramos embalado nos mercados é misturado com celulose, ou seja, com “polpa de madeira refinada” para evitar que ele fique empelotado.

3 – Batismo

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Muitos dos azeites de oliva extra virgem importados contam com óleos mais baratos — feitos à base de nozes ou sementes — misturados em sua formulação.

4 – Meleca

Fonte da imagem: pixabay

As salsichas são recheadas com uma — pouco atraente — mistura de gordura, amido e retalhos de carne, além de contarem com corantes, conservantes e flavorizantes na receita.

5 – Sabor perfeito

Fonte da imagem: pixabay

Os sucos de laranja em caixinha são processados com flavorizantes — feitos à base de óleo e extrato da fruta — para assegurar que todas as unidades tenham exatamente o mesmo sabor, independente da laranja com a qual são produzidas.

6 – Cremoso

Fonte da imagem: pixabay

Muitos fabricantes de sorvete usam um extrato de algas marinhas chamado carragenina como estabilizante e espessante de seus produtos.

7 – Integral, semi ou desnatado

Fonte da imagem: pixabay

Quase todo o leite comercializado hoje em dia é feito através da combinação, aquecimento, homogeneização e reembalagem do leite proveniente de centenas de vacas. Além disso, para se para obter as opções integral, semi ou desnatada, primeiro o leite é colocado em uma enorme centrífuga para separar seus componentes — gordura, proteína e outros resíduos —, que depois são recombinados em proporções específicas.

*Publicado originalmente em 30/10/2013.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: