Ciência
02/09/2014 às 11:01•2 min de leitura
Pode até parecer que é “moda”, mas os problemas de hora de levantar voo e pousar com os aviões da marca Cessna — uma das mais confiáveis do planeta, muito usado por empresários, políticos e artistas (músicos, atores, apresentadores de TV, diretores etc.) — têm ganhado bastante destaque nos últimos dias.
O motivo é bem simples: você deve se lembrar da recente tragédia que envolveu o candidato à presidência da república pelo PSB, Eduardo Campos, e mais seis tripulantes que estavam com ele no momento do acidente em Santos. Infelizmente, ninguém sobreviveu.
As aeronaves da Cessna são vistas com bons olhos para muitos pilotos e é considerada uma das marcas mais confiáveis quando o assunto é avião de pequeno porte. Porém, alguns modelos são traiçoeiros para poucas pessoas do ramo que tiveram problemas com ele. Deixando as opiniões de lado, a verdade é que muitos problemas relacionados à pane do motor e outras partes elétricas de aviões de várias marcas tem aumentado muito a quantidade de pousos forçados e acidentes fatais nos últimos tempos, fazendo com que os pilotos “se virem nos 30” para contornar essa situação de pânico.
A equipe do Mega Curioso selecionou três desses pousos forçados com pequenas aeronaves, sendo dois da Cessna e o outro com um ultraleve para pilotos iniciantes — todos eles com a câmera gravando dentro do cockpit.
Nos vídeos, fica bem claro a preocupação que os pilotos sentem ao ter um problema desses, o que faz a gente pensar: como deve dar medo enfrentar um pouso forçado de voo ou sofrer um acidente nas alturas, não é verdade? Contudo, nos dois primeiros vídeos os pilotos se sairam muito bem, só o terceiro que acabou se acidentando um pouco. Confira e pense duas vezes antes de dar um passeio de avião:
E você, leitor, conhece outros acidentes que aconteceram com aviões de pequeno porte? Não deixe de compartilhar sua informação com a gente nos comentários abaixo.