Ciência
19/04/2013 às 13:05•1 min de leitura
Se você acha que ler no escuro é um péssimo hábito capaz de prejudicar sua visão, prepare-se para mudar seus conceitos. Segundo estudos da Associação Médica Britânica, o único dano que ler em locais com baixa iluminação pode causar é fadiga ocular – cansaço ocorrido ao forçar os olhos para ver melhor. Entretanto, seus olhos não ficam machucados pelo esforço.
Há séculos que as pessoas leem à luz de velas e lampiões e não ficam com danos oculares por isso. Na verdade, o oposto ocorreu, pois o problema da miopia – que alguns afirmam acentuar quando textos são lidos com luz baixa – está aumentando em diversos países, sendo que hoje dispomos de muito mais fontes luminosas.
Entretanto, há vários médicos que desaconselham qualquer tipo de leitura com baixa iluminação, pois dizem que o hábito é capaz de prejudicar a saúde ocular. Não existe qualquer tipo de estudo científico que comprove esse tipo de afirmação; ler em ambientes excessivamente claros ou escuros demanda esforço para os olhos, um mais, outro menos. Eles só precisam se adaptar à quantidade de iluminação existente no lugar.
Um fato realmente relevante é que pessoas que leem demais ou que passam o dia inteiro em frente ao computador devem descansar os olhos a cada 15 ou 30 minutos. Quando lemos, nós piscamos quatro vezes mais do que o normal, pois demandamos um esforço ocular maior. Basta olhar para algo que esteja longe ou fechar seus olhos por alguns momentos para recuperar o vigor da visão.