Artes/cultura
25/12/2016 às 08:00•1 min de leitura
A Associação de Escritores de Livros de História, um grupo que reúne tanto autores quanto editores britânicos, resolveu entrevistar mais de 60 escritores proeminentes para descobrir qual é, na opinião deles, o pior monarca da história. O eleito foi Henrique VIII.
Henrique foi o regente da Inglaterra de 1509 até sua morte, em 1547. Além disso, ele foi lorde e rei da Irlanda. Entre os fatos negativos que pesam contra eles estão a decapitação de duas de suas seis esposas, a condenação de centenas de seus súditos à morte, além da separação do seu país com a Igreja Católica.
Henrique VIII
O monarca da família Tudor recebeu críticas pesadas dos entrevistados, como relata o jornal The Guardian: ele foi chamado de um “homem-criança gordo” e um “autoindulgente assassino de esposas tirano”.
Henrique VIII venceu a eleição com 20% dos votos. Em segundo lugar, ficou Eduardo VIII, do Reino Unido, com 14% dos votos. Empatados em terceiro lugar ficaram os reis Carlos I e Jonh, ambos da Inglaterra, com 8% cada.
Isabel I
Por outro lado, a Rainha Isabel I (Elizabeth), da Inglaterra, ganhou como a melhor monarca da história, com 36% dos votos dos historiadores. Vale notar que ela era filha de Henrique VIII. Alexandre III (Alexandre, o Grande), da Macedônia, ficou em segundo lugar, bem atrás, com 10% dos votos, e Henrique II, da Inglaterra em terceiro, com 6%.