Artes/cultura
02/05/2014 às 06:38•2 min de leitura
Temos uma notícia boa e uma notícia ruim. A boa é que os cientistas de universidades europeias desvendaram mais detalhes sobre a relação entre aranhas e morcegos. A notícia ruim é que, no fim das contas, os morcegos acabam se dando mal... Isso porque existem algumas espécies de aranhas que se alimentam dos mamíferos voadores.
É isso mesmo que você leu! Existem espécies de aranhas – que em geral produzem teias – grandes o bastante para capturar e devorar morcegos. Isso não é exatamente uma novidade para a ciência, mas o estudo publicado em março no Plos One mostrou que as espécies que têm esse tipo de comportamento são mais frequentes do que se supunha.
Para chegar a essa conclusão, os autores conversaram com outros cientistas, revisaram extensamente a literatura científica disponível, fizeram buscas na internet e procuraram por imagens de aranhas devorando morcegos no Flickr. Ao final desse levantamento, os especialistas encontraram 52 casos a serem estudados.
Os pesquisadores revelaram que essas aranhas são encontradas em todos os continentes, com exceção da Antártica. A maior parte dos morcegos é capturada a partir de teias enormes, como das aranhas Nephilidae e Eriophora. Quando adultas, as patas desses aracnídeos conseguem atingir uma abertura de 10 a 15 centímetros e suas teias podem ter mais de um metro de diâmetro.
Os morcegos também foram encontrados presos nas teias de aranhas da espécie Parawixia e Argiope, que são aranhas de tamanho reduzido que também produzem teias menores. Uma minoria de espécies, como as tarântulas e outras aranhas caçadoras, já foi vista capturando suas presas sem a ajuda de teias.
E, se só de imaginar uma aranha enorme devorando um morcego você já ficou impressionado, chegou a hora de conferir vários registros dessas cenas surpreendentes: