Artes/cultura
02/12/2014 às 10:10•2 min de leitura
Você já ouviu falar do mastim tibetano vermelho? Conhecida também como “mastiff” tibetano, essa raça é considerada hoje a mais cara do mundo, com exemplares sendo vendidos por valores altíssimos. O mastim tibetano tem a pelagem volumosa e avermelhada, principalmente no pescoço, como uma juba, lembrando até um leão.
Você até deve se recordar do caso divertido do zoológico chinês que tentou enganar o público, exibindo um mastim no lugar de um leão. E foi lá mesmo na China que um milionário adquiriu um mastim tibetano vermelho pelo preço exorbitante de 1,5 milhão de dólares em 2011, segundo um artigo do Daily Mail.
Com esse valor, o cão, chamado de “Big Splash”, garantiu a primeira posição na lista dos cães mais caros do mundo. O comprador do animal era um multimilionário que tinha dinheiro suficiente para alimentá-lo com toneladas de frango e carne temperada.
Big Splash
Não se sabe exatamente como o preço de um cão chegou a um valor tão alto, mas sabe-se que ele é considerado sagrado no oriente e símbolo de status, tendo poucos exemplares, o que pode ter contribuído para o aumento do preço desse exemplar em especial.
De acordo com o Daily Mail, o criador de Big Splash, Lu Liang, justificou o preço, dizendo que ele é o espécime perfeito: "Nós gastamos muito dinheiro para criá-lo e temos os salários de muitos funcionários para pagar", ele acrescentou ainda que toda vez que o cão cruzar com uma fêmea da mesma linhagem vermelha, o seu proprietário pode cobrar cerca de 15.500 dólares.
Confira abaixo mais algumas características do mastim tibetano vermelho: