Estilo de vida
04/12/2014 às 11:42•1 min de leitura
O que você faria se fosse um polvo indefeso no fundo do mar? Esse baixinho teve uma ideia muito inteligente: usar uma casca de coco para se defender. Em um vídeo gravado pela BBC para a série Life Story, o molusco captura duas metades e cria um novo tipo de escudo.
No clipe, a criatura é um Amphioctopus marginatus, mais conhecido como "polvo-do-coco". Embora pareça que o animal está sendo perseguido pelo linguado, a Drª. Jennifer Mather, professora da Universidade de Lethbridge e especialista em cognição de polvos, explica que não é o caso.
“Essa espécie não é um predador para o polvo”, diz. Ela revela que o peixe costuma seguir o molusco enquanto ele caça. Assim, o bicho pode assustar as criaturas menores enquanto o linguado as apanha.
Como os polvos são criaturas de corpos macios e frágeis, eles são vulneráveis a diversos tipos de predadores – o que inclui peixes e alguns mamíferos marinhos. Como em mar aberto não há muito lugar para se esconder, os moluscos apanham as cascas de coco e as utilizam como proteção.
“Por si só, o uso de ferramentas não indica inteligência, uma vez que existem outras manipulações automáticas que também se encaixam nessa definição”, complementa Mather. Entretanto, ela ressalta que o animal foi muito esperto, pois conseguiu antecipar um possível ataque e se adaptou conforme as diferentes situações em que o objeto seria útil.
“O polvo que carregou a casca do coco previu que ela seria útil mais tarde, portanto ele a desenterrou e a carregou consigo até que fosse necessário”, conclui a doutora.