Ciência
26/02/2016 às 02:38•2 min de leitura
Seres humanos são criaturas estranhas que têm a necessidade de acreditar que encontrarão alguém com quem vão passar a vida toda. Como todos sabemos, nem sempre é isso o que acontece, mas, antes de você sair por aí chorando sangue, saiba que alguns casais duram a vida toda, sim – pelo menos se levarmos em consideração todos os animais do mundo:
São os animais mais próximos de nós, humanos, que são monogâmicos. Ao contrário de todos os outros primatas, os gibões permanecem em um relacionamento sério durante toda a vida. O macho e a fêmea ficam juntos o tempo todo, pulando felizes em galhos de árvores. Mas, calma, nem tudo são flores na vida romântica dos gibões: esses bichinhos brigam e às vezes se separam também.
Um casal cisnes fica junto durante anos e, em alguns casos, pela vida toda. O motivo para que o casamento dure tanto não é necessariamente romântico, mas sim uma opção mais prática, já que essas aves gastam muito tempo migrando, estabelecendo territórios e cuidando de seus filhotes. Então, para não perderem tempo achando outro crush, ficam com o de sempre mesmo.
Pois é, até o urubu se dá bem... Essas aves são conhecidas, na verdade, por não aprovarem qualquer comportamento que não seja monogâmico. Os urubus não apenas ficam juntos e são fiéis: a divisão do trabalho é equilibrada, e o macho e a fêmea têm as mesmas funções.
Ainda que essas criaturas sejam consideradas traiçoeiras e perigosas, lobos são fiéis à matilha, formada pelo macho, a fêmea e seus filhotes. Só para você ter ideia, o filho mais velho chega a cuidar dos mais novos para ajudar os pais nas tarefas domésticas.
Essas aves viajantes voam por longas distâncias, mas voltam sempre para o mesmo lugar e para a mesma fêmea. O macho se conecta com a fêmea por toda a vida – o relacionamento é preservado por meio de algumas dancinhas ritualísticas. Na verdade, os albatrozes conquistam seus pares infinitas vezes, por meio dessas danças.
Qual desses casais você acha que é o mais simpático? Comente no Fórum do Mega Curioso