Ciência
08/04/2016 às 13:17•1 min de leitura
Os países que detém armamentos nucleares escolhem lugares relativamente "seguros" para conduzirem seus testes: às vezes é em um lugar extremamente remoto, como um deserto, em outras ocasiões é explodindo uma ogiva no fundo do mar e, como acontece no vídeo acima, a explosão acontece nas profundezas da Terra.
Quando a última opção é escolhida, se formam as chamadas "crateras de assentamento" – o que quer dizer, em outras palavras, que o chão basicamente colapsa em questão de segundos e um buraco imenso é formado após a bomba explodir. Parece um efeito especial bizarro, como se a terra estivesse sendo consumida por um buraco negro interno, mas consegue ser algo impressionante ao mesmo tempo.
As explosões subterrâneas eram muito comuns durante a década de 60 e 70 – com alguns testes sendo conduzidos nos últimos anos – e são feitas dessa forma para evitar que materiais radioativos sejam espalhados na atmosfera. A pressão e a temperatura extremas da explosão fazem com que as rochas mais próximas sejam evaporadas, formando um espaço que "engole" a porção de terra sobre ele.
Qual tipo de teste nuclear é mais impressionante: sobre a terra ou dentro dela? Comente no Fórum do Mega Curioso