Ciência
16/11/2017 às 13:46•2 min de leitura
Nós do Mega Curioso já falamos por aqui sobre muitas curiosidades relacionadas com a Antártida, o continente gelado cuja área — de 14 milhões de quilômetros quadrados — é quase duas vezes maior do que a do Brasil e que, surpreendentemente, é considerado como o maior deserto que existe na Terra, uma vez que a precipitação anual não passa dos 10 centímetros (no Saara ela é de 25 cm) e existem pontos em seu território que não registram nenhum tipo de chuva ou quedinha de neve há dois milhões de anos!
O que dizer das paisagens, então? Elas são simplesmente de arrepiar — e não porque são evidentemente geladas, mas sim por serem espetaculares. E tem ainda a vida selvagem, assim como as estações de pesquisa e outras coisas fascinantes por lá! As imagens que você pode ver a seguir mostram um pouquinho da beleza congelante da Antártida e, de acordo com Alan Taylor, do site The Atlantic, foram clicadas ao longo de vários anos por pessoas sortudas que tiveram o privilégio de viajar até o continente. Confira:
Aurora boreal dançando sobre iglu, fotografada durante o inverno de 2013 (Ross Burgener/NOAA/OAR/ESRL/GMD)
Base militar peruana clicada a partir de embarcação brasileira em março de 2014 (Vanderlei Almeida/AFP/Getty)
Imagem aérea de uma região do manto de gelo da Antártida Ocidental capturada em outubro de 2016 (Mario Tama/Getty)
Posando todo pomposo diante do Monte Erebus em janeiro de 2017 (Jack Green/National Science Foundation)
Baleia clicada em março de 2016 (Ari Friedlaender/National Science Foundation)
Muitos pinguins flagrados perambulando diante de um enorme iceberg em março de 2016 (Eitan Abramovich/AFP/Getty)
Pinguim fotografado em iceberg em novembro de 2006 (Reuters)
Elas pertencem a um pinguim-de-face-manchada fotografado em janeiro de 2015 (Natacha Pisarenko/AP)
Situada perto da Base McMurdo, a plataforma faz parte de uma rede que oferece suporte para a comunicação orbital com vários satélites — foto clicada em junho de 2016 (Joshua Swanson/National Science Foundation)
Não! É um 757 fotografado em março de 2016, na pista de pouso Pegasus, localizada próximo à Base McMurdo (Jack Green/National Science Foundation)
Canal Lamaire, fotografado em março de 2016 (Eitan Abramovich/AFP/Getty)
Imagem fotografada pelo pessoal da NASA sobre a Península Antártica no início do mês (Mario Tama/Getty)
O esqueleto da baleia-jubarte é um memorial criado por Jacques Cousteau em 1972, diante da Base Comandante Ferraz. A foto acima foi clicada em março de 2014 (Vanderlei Almeida/AFP/Getty)
Entardecer registrado na Península Antártica em março de 2016 (Eitan Abramovich/AFP/Getty)
Tripulação de uma embarcação de pesquisas apreciando a beleza de uma aurora boreal em março deste ano (Ben Adkison/National Science Foundation/Ben Adkison Photography)