Estilo de vida
05/01/2018 às 11:07•3 min de leitura
As imagens que você vai ver a seguir consistem em antigos retratos de guerra — incluindo da Guerra de Secessão dos EUA, da Primeira e da Segunda Guerra Mundial — que foram minuciosa e pacientemente colorizados por um talentoso romeno chamado Jecinci.
De acordo Damian Lucjan, do site War History Online, Jecinci é um arquiteto e designer especializado em imagens 3D que, há cerca de dois anos, encontrou por acaso um tutorial no YouTube que ensinava a colorir fotos antigas. Pois, de lá para cá, o que foi um achado fortuito acabou se transformando em hobby — e o cara se tornou bem bom na brincadeira! Dê só uma olhada:
(War History Online/Jecinci)
A imagem acima, que retrata um soldado assistindo a uma cidade queimar, provavelmente foi registrada durante a Segunda Guerra Russo-Finlandesa — que foi um conflito travado entre a Finlândia e a Rússia entre junho de 1941 e setembro de 1944, na 2ª Guerra Mundial.
(War History Online/Jecinci)
O homem do retrato é o soldado norte-americano Wilson Douglas Watson — que foi condecorado com uma medalha de honra por sua participação em Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial.
(War History Online/Jecinci)
Outra foto que mostra um soldado finlandês em ação. Ela foi capturada por Aunus Carelia em março de 1943, durante a Segunda Guerra Russo-Finlandesa.
(War History Online/Jecinci)
Na imagem acima, uma aeronave Douglas C-47 Skytrain — mais conhecida como “Douglas Dakota” — aguardando o embarque da tripulação em Gibraltar para sair em missão até o Reino Unido.
(War History Online/Jecinci)
Acima, um Grumman F6F Hellcat de fabricação norte-americana ardendo sobre o porta-aviões USS Lexington em fevereiro de 1945.
(War History Online/Jecinci)
Posando para a câmera, vemos o norte-americano James M. Gavin, o mais jovem major-general no comando de uma divisão durante a Segunda Guerra Mundial. E de onde surgiu o apelido “General Saltador”? Gavin costumava saltar de paraquedas junto com seus homens — em vez de apenas dar ordens.
(War History Online/Jecinci)
Registrada em maio de 1940, a imagem mostra soldados passando por um caça abatido durante um bombardeio a uma cidade na Bélgica.
(War History Online/Jecinci)
Não existem informações sobre quando, exatamente, a foto acima foi clicada, mas ela mostra um time de soldados trabalhando em equipe para arrastar uma pesada arma sobre um monte de lama.
(War History Online/Jecinci)
A imagem que você acabou de ver mostra uma propaganda de guerra criada pelo Governo dos EUA para prevenir a população de passar informações que poderiam prejudicar os esforços dos militares. Ela diz: “se você fala demais, este homem pode morrer” (em tradução livre).
(War History Online/Jecinci)
Você já ouviu falar a respeito de um sniper finlandês chamado Simo Häyhä? Também conhecido pelo apelido de “Morte Branca”, ele registrou o impressionante número de 505 mortes oficiais em apenas 100 dias durante a Segunda Guerra Russo-Finlandesa — e está entre os maiores atiradores de elite da História.
(War History Online/Jecinci)
Não, a imagem acima não mostra um grupo de soldados tentando atingir caças inimigos com lança-chamas. Ela foi capturada durante um evento militar que ocorreu em Nova Orleans, na Luisiana, em novembro de 1942.
(War History Online/Jecinci)
Se você se interessa pela Segunda Guerra Mundial, então, certamente já ouviu falar sobre o General Patton, certo? George Smith Patton Jr. foi um dos caras que lideraram as forças norte-americanas no Mediterrâneo e Europa durante o conflito, além de estar no comando de várias campanhas no Fronte Ocidental depois da invasão à Normandia, em 1944.
(War History Online/Jecinci)
A embarcação da foto — clicada em 1862 — é o USS Hunchback, um canhoneiro que esteve a serviço dos EUA até junho de 1865, durante a Guerra de Secessão.
(War History Online/Jecinci)
O retrato acima, como você deve ter deduzido, é bastante antigo! Ele mostra soldados operando morteiros durante uma batalha que aconteceu entre abril e maio de 1862 e ficou conhecida como Cerco de Yorktown — travada na Guerra de Secessão dos EUA.
(War History Online/Jecinci)
Custer, acima, foi um oficial e comandante de cavalaria que atuou durante a Guerra de Secessão e as Guerras Indígenas dos EUA, e o retrato foi clicado em 1865.