Estilo de vida
17/07/2018 às 05:10•2 min de leitura
1 – Apesar de termos a sensação de os emojis serem algo “moderninho”, a palavra vem sendo usada em japonês desde 1928 — embora só tenha feito sua primeira aparição aqui no ocidente em 1997.
2 – Aliás, você sabia que a palavra “emoji” foi inspirada nos termos japoneses “e”, que significa “imagem”, e “moji”, que se traduz como “letra”?
(Glamour)
3 – Seja como for, antes de o vocábulo “emoji” começar a ser usado no ocidente em referência aos populares ideogramas, desde 1988 os ocidentais usam a palavra “emoticon” para se referir às representações de expressões faciais por meio de símbolos de pontuação e caracteres ortográficos.
4 – Um dos emojis mais populares e usados pelo mundo é este aqui:
(Emojipedia)
*Na verdade, essa carinha — com lágrimas de tanto rir — é um dos 10 emojis mais largamente usados no mundo desde 2014, e chegou a ser nomeada como “palavra do ano” pelo Oxford Dictionaries em 2015! O segundo mais usado é a carinha com coraçõezinhos nos olhos.
5 – Falando em Oxford Dictionaries, o vocábulo “emoji” foi incluído nos dicionários em 2013.
(Bustle)
6 – Seja como for, a primeira coleção “oficial” de emojis para celulares foi criada pelo designer japonês Shigetaka Kurita em 1999, e hoje ela se encontra em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, em Manhattan.
7 – O padrão Unicode — que permite que os computadores possam representar e manipular textos de qualquer sistema de escrita existente — inclui quase 3 mil emojis, com novas adições ocorrendo regularmente.
(Glamour)
8 – Mas não pense que o processo para incluir novos emojis no padrão é algo simples e rápido! A coisa toda é superformal e cada nova inclusão pode levar mais de dois anos para ser oficializada!
9 – Metade de todos os comentários compartilhados no Instagram incluem emojis. E sabia que existe uma ferramenta chamada “Emoji Tracker” que rastreia quais são os emojis mais usados no Twitter em tempo real? Você pode conferir através deste link.
(Smithsonian.com)
10 – E sabia que um engenheiro de dados chamado Fred Benenson lançou uma versão do clássico “Moby-Dick”, romance do autor norte-americano Herman Melville, redigido inteirinho com emojis? A “tradução” foi batizada de “Emoji Dick” e, desde 2014, faz parte do acervo da Biblioteca do Congresso dos EUA.
11 – E sabia também que, desde 2014, no dia 17 de julho é celebrado o Dia Mundial do Emoji?
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!