Estilo de vida
15/10/2013 às 06:11•3 min de leitura
Famoso por seu trabalho com grafite nas ruas, além de ser ativista político, cineasta e pintor, o britânico Banksy está com um novo projeto para espalhar a sua arte satírica e subversiva. Como forma de chamar a atenção sobre o valor artístico, o artista resolveu criar algumas ações pelas ruas de Nova York.
Uma delas foi realizada com a montagem de uma tenda na calçada, na qual ele mesmo faz a venda de suas obras. O detalhe é que ele colocou à venda cada obra por apenas 60 dólares, sendo que muitas de suas produções já chegaram a serem vendidas por 1 milhão de dólares.
O evento foi documentado em vídeo e divulgado no site do artista, que mostra outras intervenções urbanas que estão sendo feitas atualmente. O vídeo exibe a realidade de muitos artistas de rua, que não têm o seu trabalho valorizado entre os transeuntes apressados das grandes cidades.
A maioria das pessoas não sabia quem ele era e muito menos que o seu trabalho é tão famoso no mundo inteiro. Para se ter uma ideia, ele levou várias horas para conseguir a primeira venda, a qual foi feita a uma mulher que ainda conseguiu negociar um desconto de 50% para duas pequenas telas.
Depois dela, foram apenas mais dois compradores. Em seis horas de exposição, a tenda foi fechada com um ganho total de 420 dólares.
Agora, os sortudos que compraram as obras por 60 dólares ou menos (como foi o caso da mulher) devem estar comemorando por ter obras tão valiosas. Em 2007, um trabalho de Banksy chamado "Space Girl & Bird" foi comprado por 578 mil dólares e outro, por 1,87 milhão dólares.
Fonte da imagem: Reprodução/Banksy
Dois dias antes dessa intervenção, Banksy “aprontou” mais uma de suas obras provocativas e entregou um caminhão cheio de bichos de pelúcia para um matadouro no Brooklyn.