Ciência
03/07/2013 às 10:02•1 min de leitura
Pode não ser exatamente uma novidade (inclusive, algumas cidades brasileiras já vendem a iguaria), mas a cerveja de café é, no mínimo, curiosa. Recentemente, uma marca japonesa levou para o oriente o sabor do café para encorpar receitas de cerveja e saquê, o que garantiu uma enorme visibilidade da bebida em veículos internacionais.
O projeto da Anchor foi criado para arrecadar fundos para as vitimas do enorme tsunami que atingiu a região em 2011. Mantendo as garrafas já existentes na fábrica para diminuir os custos de produção, a empresa apenas apostou em um rótulo muito mais moderno, com um estilo minimalista.
O responsável foi o consagrado designer japonês Nendo e o resultado tem chamado a atenção por todo o mundo. A aplicação de pequenas etiquetas que ilustram o grão de café dá o toque especial à bebida que, embora seja relativamente comum por aqui, passou a ser uma febre por lá.
Fonte da imagem: Divulgação/NendoAlém disso, as pequenas etiquetas colocadas de forma aleatória garantem que cada embalagem da bebida seja única. Com grãos de café adicionados aos tonéis de cerveja durante a fermentação, os fabricantes obtém sabor e aroma intensos, bastante diferente do comum.
Para quem ficou curioso e quer experimentar a bebida, a marca brasileira de cervejas especiais Colorado – famosa por criar misturas de sabor único, como as cervejas com mel, mandioca e rapadura – disponibiliza em algumas redes de varejo a Demoiselle, cerveja que leva café da região de Alta Mogiana em sua composição.