Artes/cultura
19/06/2015 às 08:21•1 min de leitura
Quando está calor e as janelas estão abertas, não tarda para que os pernilongos invadam as nossas casas preparados para nos picar durante o sono ou quando estamos desavisados. Primeiramente, precisamos esclarecer algo: os únicos mosquitos que sugam o nosso sangue são as fêmeas. Além disso, elas não picam a gente para se alimentar do nosso precioso sangue – na verdade, elas nem precisam desses nutrientes para viver bem.
O consumo de sangue de humanos e de animais pelos pernilongos só possui um objetivo: o desenvolvimento correto e saudável dos ovos. Exatamente, nosso sangue é usado para fazer mais pernilongos. Quando um pernilongo suga o sangue de alguém com sucesso, ele passa os próximos dias em repouso, digerindo os nutrientes encontrados para que os seus ovos fiquem saudáveis, produzindo aminoácidos que são utilizados como blocos de construção para a síntese das proteínas das gemas.
Apesar de muitas pessoas serem picadas frequentemente pelos pernilongos, eles normalmente preferem animais grandes e mais inofensivos como vítimas de bolsas de sangue, como vacas e bodes. Os machos não sugam o sangue, portanto eles correm menos risco de serem mortos a chineladas por você. Mas do que eles se alimentam se o nosso sangue só serve para os pernilongos bebês?
Tanto os machos quanto as fêmeas se alimentam do néctar das plantas, de modo bastante parecido ao das abelhas. Mas normalmente eles não voam quando o Sol está muito quente, pois correm o risco de desidratar e morrer, por isso se escondem em plantas ou em casas e só aparecem mais para o fim da tarde, quando o clima já está mais ameno. E é nesse momento que você tem que ficar alerta para não ser picado, caso não queria que mais pernilongos apareçam perto de você nos próximos dias.