Artes/cultura
18/10/2013 às 12:20•1 min de leitura
A Toyota anunciou recall de 870 mil dos seus veículos — entre eles Camrys, Venzas, Avalons e híbridos de modelos 2012 e 2013 — por todos os Estados Unidos, Canadá, México e outros 16 países.
O problema contido nesses carros é de um defeito nos dutos de ar condicionado, que causa um vazamento da água para o sistema de airbag. E, ao que parece, a culpa é das aranhas!
Pelo que foi relatado no The Atlantic, os insetos aracnídeos foram tecendo as suas teias dentro dos condensadores dos carros e as teias, por sua vez, estão entupindo os dutos de drenagem do condicionador de ar, causando o transbordamento de água para o módulo de controle do airbag.
Na maioria dos casos, isso apenas faz com que a luz de advertência do airbag seja acionada, sem outros problemas relatados.
Apesar de todo o burburinho em torno da notícia, o defeito do sistema causado pelas aranhas não é generalizado e foi registrado até agora apenas com três infiltrações de airbags e 35 ativações de luz de advertência. Ainda assim, o recall dos 870 mil veículos é imprescindível, pois é uma medida preventiva de segurança para investigar possíveis ocorrências e corrigi-las, além de assegurar que outros carros não tenham o problema e possam ser liberados.