Artes/cultura
07/10/2016 às 09:07•1 min de leitura
Sente na poltrona, relaxe e olhe para este fluxo de água tão perfeito, mas tão perfeito, que nem parece estar em movimento.
É tão agradável que poderíamos passar o dia inteiro olhando para toda esta água fluindo, mas por que fazer isso quando podemos nos perguntar a questão realmente importante: qual a explicação científica para que isso aconteça? Afinal, a água do chuveiro nunca sai perfeitinha assim. A resposta é bem interessante.
O evento ocorre por causa do fluxo laminar (ou escoamento laminar) e acontece quando o líquido está fluindo em baixa velocidade, com pouca agitação entre as diferentes camadas. A torneira do banheiro pode nos ajudar a entender isso. Se a abrirmos só um pouco, a água vai sair devagar e de forma parecida com a da imagem, mas basta aumentar a vazão que as bolhas e turbulências começam a aparecer.
No primeiro caso, a água provavelmente estava saindo do que parece ser uma piscina de plástico sem nada para atrapalhar o seu caminho. Por isso, a perturbação só acontece quando alguém coloca o dedo no meio.