Ciência
30/01/2018 às 07:00•2 min de leitura
A banana é a sua fruta favorita? Pois você sabia que um time de pesquisadores japoneses encontrou uma forma de cultivar a fruta na qual até a casca pode ser consumida? De acordo com Chase Purdy, do site Quartz, a curiosa técnica consiste em expor as plantas a grandes variações de temperatura e a ideia por trás da iniciativa é a de estimular a produção no Japão, onde as bananas são as frutas mais populares entre os habitantes, mas apenas 1% do que é comercializado é produzido por lá.
Como você deve saber, a maior parte das bananas que são produzidas no mundo para exportação é cultivada em locais com temperaturas cálidas, rondando os 25 graus Célsius ao longo do ano. No entanto, esse não é o caso do Japão, onde as temperaturas médias durante o verão não costumam passar dos 26 °C e caem para 5 °C no inverno.
Assim, segundo Chase, pesquisadores de uma fazenda situada no sul do país chamada D&T desenvolveu um tipo de cultivo que consiste em expor as plantas em um ambiente com temperaturas congelantes de – 60°C e, depois, replantar as bananeiras em um local com temperaturas de pouco menos de 27 °C.
HI Kyosyke ! Have you tasted it? Mongee Banana, the most interresting thing about this banana is that you can eat the skin! I'ts only grown in OKAYAMA Perfecture, and they only sell 10 bananas per week. D&T Farm in Okayama.@ffffujiwara pic.twitter.com/jLKj1FCnSx
— hapa (@hapahr) 27 de janeiro de 2018
O que os japoneses conseguem através desse método maluco é que as plantas entrem em um estado de crescimento rápido. E o resultado disso é que os frutos não chegam a produzir aquela casca que estamos acostumados a ver, mas sim uma mais fininha e macia que, ademais, tem sabor docinho e pode ser consumida junto com a fruta.
E falando em sabor docinho, cada unidade da banana com pele comestível conta com quase 25 gramas de açúcar, o que é bem mais do que uma banana comum oferece, então, a fruta deve ser consumida com parcimônia, especialmente por aqueles com determinadas restrições alimentares. Mas essa questão não deve ser um grande problema...
A tal banana está sendo chamada no Japão de Mongee e apenas pequenas quantidades da fruta estão sendo produzidas de momento. É claro que tamanha novidade e a pouca disponibilidade tem um preço nada doce, e cada banana vem sendo comercializada por US$ 6 — ou o equivalente a quase R$ 19. Quem provou a nova fruta disse que ela é bastante saborosa e exala um aroma que lembra o de abacaxis, mas o precinho é um pouco proibitivo, né?
De qualquer forma, tudo indica que o pessoal envolvido no desenvolvimento desse novo método de cultivo está interessado em aumentar a produção, então, é possível que em breve as frutas cheguem a ser vendidas a preço de banana — ou por valores mais acessíveis.