Ciência
27/02/2018 às 07:31•2 min de leitura
Recentemente, nós do Mega Curioso comentamos por aqui que tínhamos a impressão de que estava rolando uma “força-tarefa” arqueológica no Egito — dada a quantidade de coisas que vêm sendo descobertas por lá ultimamente. E eis que mais um achado importante acaba de ser anunciado! Desta vez, encontraram oito tumbas contendo 40 sarcófagos em um cemitério próximo à Necrópole de Tuna e-Gebel, assim como uma imensa coleção de artefatos.
De acordo com Michelle Starr, do site Science Alert, as tumbas pertencem ao final da Dinastia Ptolomaica e consistem em um complexo subterrâneo que começou a ser escavado no final do ano passado. Os pesquisadores explorando o sítio afirmaram que o local permaneceu intocado por mais de 2 mil anos — e acreditam que eles terão pelo menos cinco anos de trabalho pela frente para identificar e catalogar tudo o que vem sendo coletado. Veja no vídeo a seguir, divulgado pelo Ministério de Antiguidades do Egito:
O complexo é composto por um grande número de túneis funerários contendo as sepulturas de várias famílias e, entre elas, os arqueólogos identificaram a tumba de um sumo sacerdote dedicado a Thoth — divindade egípcia com cabeça de íbis e deus da sabedoria, das ciências, da magia, da mediação, da escrita e do julgamento dos mortos.
Nessa tumba, os pesquisadores encontraram hieróglifos em potes deixados em seu interior identificando a sepultura como “Djehuty-Irdy-Es” e seu ocupante como sendo “Um dos Cinco Grandes”, título que, segundo Michelle, era reservado aos sacerdotes mais destacados de Thoth. Os arqueólogos também encontraram potes contendo os órgãos bem-preservados do ocupante da tumba, assim como seu corpo mumificado adornado com uma seleção de joias e enfeites.
Segundo Michelle, a múmia do sacerdote foi encontrada com um colar de bronze que mostra uma imagem da deusa Nut com as asas abertas simbolizando proteção no além-vida, bem como quatro amuletos incrustados com pedras preciosas, contas coloridas e um par de olhos de bronze decorados com marfim e cristal.
Imagem de Thoth descoberta na tumba de Amenkhopshef, no Vale das Rainhas, em Luxor (Looklex Encyclopaedia)
Os arqueólogos também acharam cerca de mil estatuetas funerárias conhecidas como ushabti na tumba — e explicaram que essas figuras costumavam ser colocadas nas sepulturas egípcias para representar servos ou seguidores que deveriam acompanhar o morto em sua viagem para o além.
No total, os arqueólogos encontraram 13 sepulturas nessa tumba, mas elas ainda precisam ser devidamente identificadas. Ademais, os pesquisadores descobriram outra tumba no complexo contendo o que eles acreditam ser membros de uma mesma família — que, juntas, conforme mencionamos anteriormente, guardavam 40 sarcófagos, uma porção de múmias. Pois, como as escavações continuam no local, a expectativa é de que muitos outros artefatos sejam encontrados. E se forem, pode ficar tranquilo, que nós do Mega traremos atualizações para você!