Esportes
10/07/2020 às 15:00•2 min de leitura
Qual é a textura de uma galáxia? Elas são grandes — e distantes — demais para que a gente possa tocar e dizer. Mas, a julgar por essa foto publicada no início de julho pela NASA, a galáxia NGC 2275 parece fofa e macia. Ou, nas palavras da própria agência espacial, "emplumada" e "delicada". Veja a foto e tire suas conclusões:
A emplumada e delicada galáxia NGC 2275 (Fonte: NASA/Reprodução)
Isso porque a maioria das imagens de galáxias que nós vemos são inspiradas na Via Láctea, onde a gente vive, e incluem grandes e brilhantes braços de estrelas saindo de seus núcleos, bem separados uns dos outros.
A NGC 2275, por outro lado, tem apenas um grande disco branco de gás com pontinhos azuis ao redor de seu núcleo, lembrando as plumas de uma ave. O núcleo, aliás, chama atenção por ter poucas estrelas, criando uma aparência lisa e suave. Já o disco de gás branco é criado por nuvens que se espalham conforme a galáxia segue seu movimento de rotação. Os pontinhos azuis, claro, são as jovens estrelas da galáxia NGC 2275.
Apesar de parecer tão diferente para nós — moradores não-emplumada Via Láctea —, esse estilo delicado da NGC 2275 não é único no universo.
Muito pelo contrário: essas galáxias, classificadas como "espirais floculentas" pelos especialistas, correspondem a cerca 30% do total. Já as "espirais de grande design", classificação na qual a Via Láctea se encaixa, formam 10% do universo observável.
A principal diferença entre esses dois principais tipos é que as "espirais de grande design" tem braços bem definidos uns dos outros, enquanto as "floculentas" tem um desenho mais confuso. Veja a NGC 2841, outro exemplo desse segundo tipo e, depois, a nossa Via Láctea, uma "espiral de grande design".
A NGC 2841 e sua arquitetura confusa (Fonte: Wikimedia Commons)
A Via Láctea com seus braços bem definidos (Fonte: NASA/Reprodução)
Enquanto isso, a maioria das outras galáxias é um "meio-termo" entre os dois, denominado apenas como "galáxia espiral de braços múltiplos" ou "espiral intermediária". Além desses, existem vários outros tipos, como as galáxias em disco, em anel, em barra e até as irregulares.
Contudo, vendo as fotos de outras "espirais floculentas", a nova galáxia NGC 2275 parece especialmente emplumada e "fofa", não é mesmo? O que você acha?