Artes/cultura
12/06/2015 às 09:55•1 min de leitura
Notícia boa para o mundo da medicina: o paciente que recebeu o primeiro transplante bem-sucedido de pênis da história acaba de anunciar que será papai! A notícia deixou os médicos que fizeram a cirurgia, na África do Sul, bastante animados.
O jovem de 21 anos perdeu a maior parte de seu pênis após uma circuncisão mal executada três anos atrás. Em dezembro de 2014, ele passou por um procedimento no hospital universário de Stellenbosch e recebeu um novo membro, que, segundo os médicos, era para estar totalmente funcional em um prazo de até dois anos.
Porém, muito antes do esperado, o paciente já podia utilizá-lo para todas as funcionalidades, desde fisiológicas até sexuais. Sua parceira está grávida de quatro meses, o que deixou os cirurgiões ainda mais otimistas sobre a prática. “Isso é o que pretendíamos: que ele fosse capaz de ficar ereto e manter relações, além, é claro, de urinar. É um marco para ele”, disse Andre Van der Merwe, cirurgião que coordenou a equipe responsável pela empreitada.
Responsável pelo transplante, cirurgião Andre Van der Merwe comemora: "É um marco para a vida dele"
Anteriormente, apenas uma cirurgia de transplante de pênis havia sido feita no mundo, mas precisou ser revertida devido a problemas psicológicos do receptor. O caso aconteceu na China, em 2006. Com o sucesso dessa última operação, os médicos querem provar que é possível adotar a prática mais vezes.
Via Em Resumo.