Artes/cultura
19/08/2017 às 04:00•2 min de leitura
Você certamente já viu alguns GIFs incríveis que mostram imagens que mais parecem ter saído de um filme de ficção ou das mãos de um mágico, mas calma: é tudo ciência! Hoje, para matar a sua curiosidade, nós vamos explicar alguns deles aqui:
Nada disso, querido leitor. Aqui, a reação é provocada pela adição de iodeto de potássio ao peróxido de hidrogênio. Quando os dois são combinados com sabão, surge essa espuma espessa que você vê na imagem. Ah, essa é uma reação química exotérmica, ou seja, a espuma é quente!
Para reproduzir esse efeito incrível, coloque um pouco de leite em um prato e acrescente um pouco de corante alimentar – atenção: cuidado para não agitar demais as substâncias. Depois, molhe um cotonete em detergente e coloque-o no centro da mistura.
O sabão vai reduzir a tensão superficial do leite, dissolvendo as moléculas de gordura que existem ali. Assim, o corante alimentar acaba se mexendo com a superfície, criando essa reação que você vê acima.
Antes de querer enfartar a sua mãe com esse experimento, você precisa entender o que está acontecendo. Aqui, uma colher foi feita de gálio – metal mole que, quando sólido, funde a temperaturas baixas. Aí está o truque: se você agitar um talher de gálio na água, ele vai desaparecer lentamente.
Quer impressionar a criançada em sala de aula? Separe um balde grande e coloque água morna nele. Depois, despeje nitrogênio líquido super-resfriado em uma garrafa e a coloque dentro do recipiente. Por último, encha o balde com bolas de pingue-pongue. Quando o nitrogênio se aquece, se transforma em gás, exigindo muito mais espaço. Toda essa reação vai causar uma explosão, fazendo com que as bolinhas voem por todos os lados.
Essa é fácil: essa meleca azul que você vê tem muito ferro em sua composição. Como a esfera é feita de ímã, acaba envolvida pela geleca azul!
Para a “mágica” acima, misture iodeto de potássio e peróxido de hidrogênio.
Este é o efeito causado quando a areia hidrofóbica é colocada em contato com a água.
Fique calmo, ninguém está abrindo as portas do inferno. Isso é o que acontece quando o tiocianato de mercúrio é aquecido.
Imagine o susto da sua mãe ao ver algo assim em sua cozinha! O nome dessa “bizarrice” é polimerização explosiva da para-nitroanilina.
Que tal fazer nevar aí na sua casa? Todos esses floquinhos são produzidos quando o poliacrilato de sódio entra em contato com a água.
*Publicado em 01/04/2016