Ciência
23/04/2014 às 10:35•2 min de leitura
A Copa do Mundo trará ao nosso país times de futebol de 31 nações diferentes, o que significa que além de presenciarmos um espetáculo esportivo, também presenciaremos um verdadeiro festival cultural. Além disso, entre os atletas — no total serão 736 —, também receberemos diversas estrelas dos gramados. Sendo assim, é comum que as seleções façam algumas exigências, seja por conta de aspectos culturais ou pela escalação de craques famosos.
O pessoal do site Lance!Net reuniu alguns dos pedidos feitos pelas comissões técnicas de países que participarão da Copa em um bem-humorado artigo, e nós aqui do Mega Curioso selecionamos sete para você conferir:
A equipe do Uruguai ficará no JN Resort em Sete Lagoas, Minas Gerais, e exigiu que os aparelhos de ar-condicionado dos quartos ocupados pelos jogadores sejam silenciosos. Aliás, a quietude e a discrição parecem ser bem importantes para a seleção, que também exigiu que muros altos de proteção fossem construídos ao redor do estádio que os jogadores utilizarão para os treinamentos.
Os argelinos ficarão hospedados no Hotel Pitangueiras em Sorocaba, no interior de São Paulo, e como o islamismo é a religião oficial de seu país de origem, todos os quartos do hotel e dormitórios do centro de treinamento disponibilizarão cópias do Alcorão tanto para os jogadores como para membros da comissão técnica.
A seleção de Portugal, que ficará em Campinas, no interior de São Paulo, além de trazer seis seguranças a tiracolo — dos quais 4 ficarão à disposição de Cristiano Ronaldo —, também vai contar com um forte esquema de proteção formado por oficiais da Polícia Militar, Federal e do Batalhão de Ações Especiais. E para descontrair, a comissão técnica pediu que todos os quartos ocupados pelos integrantes da equipe — no The Palms Hotel — tenham videogames.
Os franceses ficarão concentrados em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e como os jogadores não tem o costume de usar sabonetes convencionais durante os banhos, o Hotel JP, que hospedará a equipe, trocou todos pela opção líquida. Além disso, como vários atletas do time são muçulmanos, o cardápio também foi reformulado — eliminando a carne de porco e utilizando apenas carnes de animais que foram abatidos segundo os preceitos do islamismo.
Os equatorianos vão ficar no Hotel Vila Ventura em Viamão, no Rio Grande do Sul, e pediram a criação de uma sala de games só para eles. Além disso, os integrantes da seleção serão recebidos em sua chegada ao Brasil com um belo churrasco, e todas as manhãs vão receber em seus quartos uma cesta contendo variedades de bananas equatorianas.
Além de internet de alta velocidade e de acesso a canais de TV suíços em todos os quartos ocupados pela seleção — que se hospedará no Resort La Torre, em Porto Seguro —, a imprensa suíça também solicitou a construção de um estúdio com a Praia do Mutá de fundo para a realização de entrevistas com os jogadores depois dos treinamentos.
Os hondurenhos também solicitaram internet de alta velocidade e seis canais em espanhol — dois quais dois devem ser de Honduras — nos quartos, e o Hotel Transamérica de Porto Feliz, no interior de São Paulo, vai transformar alguns dos dormitórios em escritórios que serão utilizados pelos dirigentes e membros da equipe técnica.
***
No fundo, nenhuma das exigências acima foi assim tão absurda, não é mesmo? Aliás, caro leitor, não deixe de compartilhar com a gente o que você achou dos pedidos das seleções nos comentários!