Artes/cultura
04/04/2013 às 10:08•2 min de leitura
Você sabia que nosso olfato é capaz de reconhecer diferentes tipos de cheiros, certo? Mas sabia que conseguimos farejar, por exemplo, quando alguém está com medo? Isso tudo é verdade e você vai conhecer agora outras curiosidades olfativas.
Fonte da imagem: Pixabay
Boa notícia aos fanáticos por café e especialmente àquelas pessoas que, por algum motivo, não podem tomar a bebida com frequência. De acordo com algumas pesquisas recentes, sentir o aroma do café tem o mesmo efeito do que tomá-lo, pois ativa células cerebrais responsáveis por proteger nosso organismo do estresse.
Fonte da imagem: Pixabay
Estudos comprovam que nós, humanos, desenvolvemos a capacidade de sentir esse tipo de característica por questões de defesa. O lado não tão bom disso é que, uma vez que nossos focinhos reconheçam o cheiro característico do medo, passamos a sentir medo também.
Isso tudo foi fundamentado no fato de que animais – e isso inclui os humanos – trabalham melhor em equipe, ou seja, o comportamento de alguém próximo a você acaba afetando as suas reações diante de determinada situação. Alguém em pânico mal consegue se comunicar e esse sentimento é “contagiante”. Ou você fica supercalmo quando tenta conversar com alguém desesperado?
Fonte da imagem: Pixabay
Pesquisadores umedeceram pequenas almofadinhas no suor de homens excitados. Eles perceberam que, quando mulheres sentiam o cheiro das almofadas, uma área específica do cérebro era ativada, a mesma responsável pela atração física.
Fonte da imagem: Shutterstock
Essa afirmação tem como base uma pesquisa realizada com vários homens heterossexuais que sentiram o cheiro de camisetas usadas por mulheres. Os odores considerados mais atraentes foram os presentes nas camisetas de mulheres que estavam em seu período fértil.
Fonte da imagem: Shutterstock
Você já reparou que alguns cheiros bem particulares fazem com que você lembre algum fato passado? A relação entre odor e memória é bem íntima e algumas pesquisas apontam que, quando estimulamos nosso cérebro com a combinação de cheiro e informação, é mais fácil lembrar essa situação novamente, contanto que se tenha acesso ao cheiro. Fica a dica para quem precisa se dar bem nas provas.
Fonte da imagem: Shutterstock
Sabemos que a simetria do rosto é um fator importante na hora de entender a atração física. A novidade é que cientistas descobriram que há relação entre simetria e odor. Mulheres participaram de uma pesquisa bem parecida com a citada anteriormente e cheiraram camisetas usadas por homens. Os cheiros classificados como mais sensuais foram aqueles das roupas usadas por homens com maior simetria. Faz sentido para você?
Fonte da imagem: Pixabay
Encontrar um parceiro para ter filhos é tarefa difícil, mas seu nariz pode ajudar você. Pesquisas apontam que procuramos pessoas com sistemas de defesas diferentes dos nossos, para que nossa prole tenha uma mistura de dois tipos de defesas e se torne cada vez mais resistente. O que você talvez não soubesse é que esse tipo de identificação também acontece pelo cheiro.