7 coisas que você provavelmente não sabe que pode farejar

04/04/2013 às 10:082 min de leitura

Você sabia que nosso olfato é capaz de reconhecer diferentes tipos de cheiros, certo? Mas sabia que conseguimos farejar, por exemplo, quando alguém está com medo? Isso tudo é verdade e você vai conhecer agora outras curiosidades olfativas.

7 – Cheiro de café também acorda

Fonte da imagem: Pixabay

Boa notícia aos fanáticos por café e especialmente àquelas pessoas que, por algum motivo, não podem tomar a bebida com frequência. De acordo com algumas pesquisas recentes, sentir o aroma do café tem o mesmo efeito do que tomá-lo, pois ativa células cerebrais responsáveis por proteger nosso organismo do estresse.

6 -  Você pode farejar pessoas com medo

Fonte da imagem: Pixabay

Estudos comprovam que nós, humanos, desenvolvemos a capacidade de sentir esse tipo de característica por questões de defesa. O lado não tão bom disso é que, uma vez que nossos focinhos reconheçam o cheiro característico do medo, passamos a sentir medo também.

Isso tudo foi fundamentado no fato de que animais – e isso inclui os humanos – trabalham melhor em equipe, ou seja, o comportamento de alguém próximo a você acaba afetando as suas reações diante de determinada situação. Alguém em pânico mal consegue se comunicar e esse sentimento é “contagiante”. Ou você fica supercalmo quando tenta conversar com alguém desesperado?

5 – Mulheres sentem quando os homens estão excitados

Fonte da imagem: Pixabay

Pesquisadores umedeceram pequenas almofadinhas no suor de homens excitados. Eles perceberam que, quando mulheres sentiam o cheiro das almofadas, uma área específica do cérebro era ativada, a mesma responsável pela atração física.

4 – Homens sentem quando as mulheres estão ovulando

Fonte da imagem: Shutterstock

Essa afirmação tem como base uma pesquisa realizada com vários homens heterossexuais que sentiram o cheiro de camisetas usadas por mulheres. Os odores considerados mais atraentes foram os presentes nas camisetas de mulheres que estavam em seu período fértil.

3 – Cheiros podem ajudar você a ir bem na prova

Fonte da imagem: Shutterstock

Você já reparou que alguns cheiros bem particulares fazem com que você lembre algum fato passado? A relação entre odor e memória é bem íntima e algumas pesquisas apontam que, quando estimulamos nosso cérebro com a combinação de cheiro e informação, é mais fácil lembrar essa situação novamente, contanto que se tenha acesso ao cheiro. Fica a dica para quem precisa se dar bem nas provas.

2 – Mulheres conseguem cheirar o quanto um homem é sexy

Fonte da imagem: Shutterstock

Sabemos que a simetria do rosto é um fator importante na hora de entender a atração física. A novidade é que cientistas descobriram que há relação entre simetria e odor. Mulheres participaram de uma pesquisa bem parecida com a citada anteriormente e cheiraram camisetas usadas por homens. Os cheiros classificados como mais sensuais foram aqueles das roupas usadas por homens com maior simetria. Faz sentido para você?

1 – Cheiro identifica pessoas com sistema de defesa diferente do seu

Fonte da imagem: Pixabay

Encontrar um parceiro para ter filhos é tarefa difícil, mas seu nariz pode ajudar você. Pesquisas apontam que procuramos pessoas com sistemas de defesas diferentes dos nossos, para que nossa prole tenha uma mistura de dois tipos de defesas e se torne cada vez mais resistente. O que você talvez não soubesse é que esse tipo de identificação também acontece pelo cheiro. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: