
Ciência
15/05/2019 às 02:30•1 min de leitura
1. Você pode assumir uma culpa que não existe
Ao menos é isso o que diz um relatório do senado norte-americano, que concluiu que presidiários forçados a permanecer acordados acabaram muitas vezes confessando algo que eles não fizeram.
Sensibilidade à luz, ao brilho e às cores, senso distorcido de tempo e percepção corporal alterada são sintomas típicos de quem sofre de esquizofrenia e que podem aparecer com apenas 24 horas de privação de sono.
Esse é o tipo de pensamento mais estruturado, extremamente rico e organizado, além de altamente investigativo. Quando ele fica distorcido, a sua própria forma de raciocinar muda.
Controlar as emoções também fica mais complicado quando você se priva do sono. Você pode ter variações de humor muito rápidas, além de pular do soluço para o choro em um piscar de olhos.
Expor o corpo a longos períodos de privação de sono amplia consideravelmente o risco de doenças como hipertensão, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e diabetes.
O corpo precisa que você durma, pois é nesse período que o nosso sistema imunológico fica mais ativo para combater qualquer problema. Ficar sem dormir pode fazer você acumular, no cérebro e no sangue, toxinas que trazem muitos riscos à sua saúde.
As noites de sono também são fundamentais para o controle hormonal do seu corpo. Se você deixa de dormir por um longo período, muitos de seus hormônios ficarão se sentindo “perdidos”.
*Publicado em 21/03/2016