Artes/cultura
15/02/2018 às 11:31•2 min de leitura
Se assustou com o título? Essa foi uma das maneiras que encontramos de chamar a sua atenção. Já não basta divulgarmos tantos dados e esperarmos que eles gerem resultados: números, por vezes, são só números.
O cálculo é fácil: todos os anos, acontecem no Brasil mais de um milhão de acidentes de trânsito. Caso você tenha cerca de mil pessoas adicionadas nas suas redes sociais, isso quer dizer que, em média, cinco delas poderão sofrer um acidente de trânsito no próximo ano.
Pensando assim, fica mais fácil nos aproximarmos dessa realidade triste e que deixa mais de 45 mil mortos e 376 mil feridos todos os anos.
A internet e as redes sociais têm feito um pouco desse papel: ao ter conhecimento do nome e do rosto das vítimas, você consegue ter mais consciência de sua morte do que ao ler um mero número em uma manchete de jornal. Porém, ainda precisamos de mais. Por isso, vamos simplificar alguns dados para você:
O Brasil está em 4º lugar no ranking de mortes no trânsito no mundo, fazendo com que os acidentes matem mais do que o câncer e superem os homicídios.
Entre as principais causas estão: excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e a ingestão de bebidas alcoólicas.
Acidentes de trânsito já são a maior causa de morte entre os jovens e, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, pessoas entre 18 e 34 anos correspondem a mais de 40% das vítimas fatais no trânsito.
Apesar do grande número de fatalidades, o Brasil aparece no topo do ranking dos países que mais aplicam leis de controle de risco, principalmente relacionadas ao limite de velocidade, cinto de segurança, capacete, segurança para as crianças e proibição de ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir.
Os acidentes de trânsito no mundo custam US$ 518 bilhões por ano, alcançando de 1% a 3% do Produto Interno Bruto de cada país, segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas.
Com o dinheiro gasto no país, seria possível construir mais de três mil escolas ou mais de 700 hospitais de grande porte.
A cada 57 segundos, acontece um acidente de trânsito. Por hora, são cinco mortes nas vias.
*Publicado originalmente em 19/09/2016.