6 fatos curiosos sobre o cotidiano no espaço

19/11/2018 às 05:002 min de leitura

Se você sempre sonhou em ser astronauta ou em ter dinheiro suficiente para um dia poder viajar ao espaço, é bom que você saiba que quando se está lá em cima as coisas funcionam um pouquinho diferente e que algumas atividades cotidianas não são tão simples de se realizar. Foi pensando nisso que o pessoal do site Jalopnik postou uma lista de curiosidades envolvendo as viagens espaciais, e você pode conferir as mais interessantes a seguir:

1 – Lavar as mãos ou tomar banho

Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo

Essa questão inclusive já foi publicada aqui no Mega Curioso, mas a verdade é que a água não se comporta da mesma forma em um ambiente sem gravidade. Assim, como você pode ver na imagem acima, o líquido parece adotar uma consistência gelatinosa. Portanto, lavar as mãos ou tomar aquele banho relaxante não é tão simples assim. (Você pode conferir a matéria completa sobre essa curiosidade através deste link.)

2 – O tempo é mais lento no espaço

Fonte da imagem: pixabay

Devido à dilatação do tempo — fenômeno físico descrito na Teoria da Relatividade de Einstein —, para os astronautas o tempo passa mais lentamente do que para nós aqui na Terra. Mas não precisa ficar preocupado ou pensar que fixar residência na Estação Espacial Internacional vai evitar que o tempo passe e que você envelheça. Pelo menos na ISS, o recorde de dilatação temporal foi de 20 milissegundos, conquistado pelo russo Sergei Avdeyev.

3 – Catinga

Fonte da imagem: pixabay

Segundo os astronautas, o espaço tem um cheirinho bem peculiar, que não pode ser descrito necessariamente como muito agradável. Os que já tiveram a sorte de estar em órbita descrevem o aroma lá de cima como uma mistura de bife queimado, gases da solda, metal quente, rum, framboesa e pólvora. O bodum espacial é produzido pela alta vibração energética de partículas trazidas para dentro das estações espaciais pelos astronautas.

4 – GPS via Terra

Fonte da imagem: pixabay

Segundo o Jalopnik, apesar de ser impossível controlar espaçonaves interplanetárias por meio de GPSs integrados, controladores aqui na Terra estão constantemente enviando à tripulação da ISS dados atualizados sobre a sua posição para que eles possam realizar ajustes e navegar corretamente.

5 – Queda e queimaduras

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

A baixa órbita — local no qual a ISS se encontra — ainda está localizada na atmosfera terrestre e, embora essa questão não seja um grande problema para voos espaciais de curta duração, pode se tornar uma grande complicação para estruturas que precisam ficar estacionárias por longos períodos de tempo, já que a atmosfera exerce uma força de arrasto sobre essas estruturas.

O gráfico acima mostra as variações de altitude da ISS ao longo do tempo, pois a atmosfera terrestre faz com que a estação espacial perca velocidade e, portanto, altitude, obrigando a tripulação a realizar constantes correções para evitar que essa gigante estrutura despenque lá de cima — e vire churrasquinho em sua reentrada na Terra.

6 – Excesso de velocidade

Fonte da imagem: pixabay

Embora pareça que os astronautas da ISS estão em uma posição estacionária, a verdade é que eles estão viajando a uma incrível velocidade de 872.405 milhas por hora — ou o equivalente a 390 quilômetros por segundo! Bem, na verdade mesmo, todos nós estamos viajando através do espaço: algumas estimativas apontaram que a velocidade da Terra com relação à radiação cósmica de fundo é essa aí descrita acima. Quem é que precisa de um Bugatti agora, hein?!

*Publicado originalmente em 01/05/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: