Ciência
28/02/2017 às 06:01•2 min de leitura
Dizem que o prato que mais define o Brasil é a feijoada, que o hambúrguer é a marca dos EUA, que a linguiça é o orgulho da Alemanha, que o sushi é o favorito no Japão e que o macarrão é a cara da Itália. Pode até ser verdade, mas o que todo o mundo ama mesmo é pizza.
Bateu a fome? É só dar um pulinho na pizzaria mais próxima, pedir pelo telefone ou, se você tem jeito para a coisa, botar a mão na massa e preparar a sua própria receita. Que pizza é uma delícia a gente já sabe, mas os fatos que você vai ver a seguir são totalmente novos. Mergulhe no mundo dessas delícias de queijo!
Fonte da imagem: Reprodução/acrítica
Sabe o movimento bem típico dos pizzaiolos quando estão preparando a massa da pizza? Eles geralmente giram a massa com muita velocidade, certo? É exatamente esse movimento que cientistas estudam na tentativa de aperfeiçoar o trabalho de motores que também realizam círculos. Ponto para a pizza!
Fonte da imagem: Reprodução/Webpronews
Nós já falamos sobre isso aqui no Mega Curioso, mas não custa lembrar: a NASA tem planos de produzir uma impressora 3D capaz de fazer pizza. Não é simplesmente uma das coisas mais incríveis proporcionadas pela tecnologia?
Fonte da imagem: Pixabay
Sabe aquelas pizzas cheias de recheio e com mais “sustância” do que as fininhas mais comuns? Pois é. Se por um lado elas são um poço infinito de calorias, por outro são ricas em antioxidantes. Isso se dá pelo tempo que passam no forno, assando. Quando as massas são integrais e as fornadas são mais longas, o nível dessa substância aumenta em até 60%.
Fonte da imagem: Pixabay
Essa substância benéfica está presente nos tomates e é responsável por melhorar a situação cardiovascular do organismo. Quando o tomate está em contato com o queijo, o licopeno é mais bem absorvido por causa da gordura do queijo.
Fonte da imagem: Pixabay
O orégano, presente em muitos tipos de pizza, é rico nessa substância e, de acordo com pesquisas recentes, o carvacrol pode matar o norovírus, responsável por viroses estomacais e, inclusive, eliminar células de câncer de próstata. Lógico que não basta comer orégano para não ter esses problemas, mas é bom saber que esse tempero tem propriedades tão benéficas assim, não é mesmo?
Fonte da imagem: Pixabay
A mistura da massa com o queijo e os outros ingredientes torna a nossa adorada pizza um alimento pesado, a gente não pode negar. A boa notícia é que o lúpulo da cerveja ajuda na digestão das fatias que você mandou para dentro. Viva!
Fonte da imagem: Reprodução/Buzzfeed
Para economizar dinheiro, peça sempre a pizza maior, que, comparada ao preço, rende mais do que a menor. É tudo uma questão de matemática e, se você é esperto, já sabe que a área do círculo aumenta com o quadrado do raio. Facilitando: uma pizza de 40 centímetros é QUATRO vezes maior que uma de 20 centímetros.