
Ciência
30/05/2014 às 03:22•6 min de leitura
Em meados da década de 1940, Pietro Ferrero era proprietário de uma padaria na comuna italiana de Alba, região do Piemonte, conhecida pela produção de avelãs. Em 1946, Pietro lançava a sua “Pasta Gianduja” — originalmente um bloco sólido, que posteriormente ganharia uma versão cremosa de nome “Supercrema”. Tratava-se dos primeiros passos de um produto que acabaria por construir a fortuna da família.
Mas o hoje onipresente Nutella surgiria apensar em 1963, quando Michele Ferrero, filho de Pietro, relançou a “Supercrema” acompanhada de uma extensa campanha de marketing por todo o território europeu. Conta-se que o primeiro recipiente locupletado pelo delicioso creme deixou as instalações da fábrica Ferrero em 20 de abril de 1964. Lá se vão 50 anos, portanto. E é preciso comemorar, certo?
Naturalmente, não poderia existir forma mais apropriada para celebrar a ocasião do que elaborando algumas receitas. Dessa forma, seguem abaixo sete obras de arte culinárias que levam a Nutella como um dos ingredientes principais — fazendo surgir aquele belo paraíso lisérgico para as papilas gustativas que todo o bom apreciador da criação de Pietro Ferrero bem conhece. Vamos a elas, portanto.
Supondo-se que você resista à tentação de simplesmente esvaziar um pote de Nutella com uma colher — talvez a “receita” mais praticada entre os amantes do creme —, este brownie do blog Butter Baking certamente traz uma aplicação simples e convidativa.
Preaqueça o forno a 180 °C e alinhe 12 formas de muffin. Em uma tigela média, misture a Nutella, os ovos, a farinha e o sal. Divida a massa igualmente entre as 12 formas e, se for o caso, espalhe as raspas de chocolate por cima. Leve ao forno por 12 minutos.
Um pão francês crocante (não necessariamente naquele formato que você encontra na esquina) recheado de Nutella e queijo tipo Brie. Não, absolutamente não tem como ficar ruim — a menos que, vá lá, você tenha intolerância à lactose.
Derreta um terço da manteiga em uma frigideira grande (antiaderente) em fogo médio até a formação de espuma. Adicione as quatro fatias de pão e frite, agitando ocasionalmente até a parte de baixo dourar — cerca de 2 minutos.
Em seguida, transfira as fatias para uma tábua de corte, colocando uma fatia de queijo sobre uma de cada duas fatias de pão. Espalhe Nutella uniformemente entre duas fatias restantes. Feche o sanduíche com ambos os lados torrados virados para dentro.
Derreta mais um pedaço de manteiga na frigideira e reduza o fogo para médio/baixo. Adicione então o sanduíche e frite, agitando ocasionalmente até conseguir um dourado acentuado e o derretimento completo do queijo (cerca de 5 minutos). Em seguida, remova o sanduíche e adicione a manteiga restante. Basta repetir o processo para o outro lado do pão e servir imediatamente.
Talvez o café gelado não seja propriamente uma preferência nacional em território tupiniquim... Mas tudo se resolve com uma boa dose de Nutella, certo? Isso é a sua marca preferida de café, naturalmente.
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até ficar homogêneo. Cubra a mistura com Chantilly e calda de açúcar e sirva imediatamente.
Macaron já é naturalmente apetitoso, de maneira que o Nutella aí só deixa tudo mais interessante. Entretanto, garanta uma meia hora livre para o preparo — incluindo tempo de forno.
Alinhe as formas de papel manteiga. Em seguida peneire a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o cacau em uma tigela grande e misture bem. Despeje 110 gramas claras de ovos, o café e a baunilha sobre os ingredientes secos — sem misturá-los, apenas deixe-os de lado. Faça um merengue italiano. Coloque os 110 gramas de claras de ovos restantes na tigela de uma batedeira equipada com o acessório whisk, mas não ligue ainda.
Coloque o açúcar refinado e a água em uma panela pequena e mexa. Coloque em fogo médio e coloque um termômetro de doces. Mantenha a atenção sobre o açúcar enquanto ele ferve. Quando a mistura atingir cerca de 110 °C , ligue a batedeira com as claras de ovos em alta velocidade, batendo até formar picos macios. Nesse momento, o açúcar deve estar a uma temperatura de 115 °C.
Quando o açúcar atinge 115 C, desligue o fogo. Enquanto as claras de ovos ainda estão batendo, despeje a calda de açúcar lentamente sobre os ovos, escolhendo um ponto entre a lateral da tigela e as pás e o acessório whisk. Continue a bater até que a mistura esfrie (o que pode ser percebido ao manter uma das mãos sobre a tigela).
Junte o merengue italiano e a mistura de farinha de amêndoa aos poucos, até obter uma mistura homogênea. Com uma colher, coloque a mistura em um saco de confeitar com bico redondo, espremendo pequenos círculos de cerca de uma polegada sobre as bandejas forradas, deixando um pouco de espaço entre eles. Bata cada uma das bandejas algumas vezes, com força, para remover as bolhas de ar.
Deixe as bandejas de macarons de lado por cerca de 30 minutos, para que formem uma película. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180 °C. Asse os macarons durante 11 ou 12 minutos, lembrando-se de abrir a porta do forno aos 8 minutos e aos 10 minutos, a fim de deixar sair o vapor. Retire do forno e deixe de lado para esfriar. É hora de fazer o ganache.
Coloque o chocolate picado em uma tigela refratária. Em uma panela pequena, despeje o creme de leite e junte o chocolate. Deixe repousar sobre o fogo durante entre 2 ou 3 minutos, mexendo em seguida até que o chocolate se incorpore ao creme. Deixe na geladeira até que o ganache firme um pouco.
Adicione manteiga e Nutella ao ganache, utilizando uma varinha mágica (mixer) sobre a mistura, até que esta se torne leve e fofa. Em seguida, combine as conchas de macaron, de forma a juntar as de tamanho semelhante, virando cima uma em cada par. Coloque o ganache em um saco de confeitar, espremendo um pouco sobre cada concha de macaron voltada para cima. Feche em formato de sanduiche e mantenha refrigerado. Rende entre 50 e 60 macarons.
Basta substituir parte do cacau em pó desta receita clássica por um punhado de Nutella, e voilà. Em menos de 5 minutos, você terá uma bebida quentinha com aquele gosto inconfundível do creme de avelã.
Aqueça o leite em fogo médio até que comece a borbulhar, adicionando a Nutella até dissolver completamente. Despeje o leite em dois copos e adoce a gosto. Adicione uma pitada ou duas de cacau em pó antes de beber.
Um bolo simples e saboroso que pode ser feito à mão (sem necessidade de batedeira).
O bolo de iogurte com Nutella pode ser batido à mão (sem necessidade de uma batedeira). Em uma tigela, misture os ovos e o iogurte com um batedor. Em seguida, acrescente o óleo e o açúcar, misturando bem. Coloque o chocolate e a farinha aos poucos, sempre misturando, e então coloque o fermento.
Coloque em forma de 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse em forno preaquecido, a 180 °C, por aproximadamente 40 minutos — ou até que seja possível furar com um palito sem que nada saia grudado. Se desejar rechear, corte o bolo ao meio e coloque Nutella, ou apenas cubra. Coloque a outra parte do bolo e cubra todo com Nutella.
O bom e velho Cheesecake, devidamente “abençoado” com Nutella. Receite relativamente simples — embora precise de alguns bons minutos de geladeira antes de ir goela abaixo. Confira.
Usar uma forma desmontável. Triture o biscoito de maizena, primeiro com as mãos, depois no liquidificador. Junte a manteiga, até formar uma massa. Estique o fundo da forma com as mãos e leve ao forno à temperatura de 180°C por cerca de 10 minutos.
Em um recipiente, junte o cream cheese, o creme de leite e o açúcar, e bata tudo na batedeira. Depois que a massa (acima) esfriar um pouco, espalhe a mistura por cima. Deixe na geladeira por duas horas até endurecer.
Misture a Nutella com o leite e coloque por cima de tudo. Deixe mais 30 minutos na geladeira.