Ciência
17/09/2014 às 05:59•2 min de leitura
Você já conferiu aqui no Mega Curioso as mais interessantes e variadas formas em que o micro-ondas pode ser útil para você, além de esquentar a sua xícara de leite ou fazer pipoca. Mas, em se tratando de utilizá-lo mesmo para preparar alguns pratos, tem gente que sente certo receio, achando que a comida não vai cozinhar direito ou ficará borrachuda.
Por exemplo, a batata-frita do tipo chips. Você já pensou em preparar essa receita no micro-ondas? É possível que você esteja achando que ela não ficará tão boa quanto aquela que é preparada imersa no óleo quente, mas o site The Kitchn divulgou uma receita em que eles comprovam que realmente a batatinha fica sequinha e crocante. E tudo isso sem óleo e sem sujeira!
Segundo o que diz o site de gastronomia, a chave para a “crocância” dessas batatas chips de micro-ondas é cortá-las bem fininhas. O ideal é que se use um fatiador de legumes (também conhecido como mandolina), que pode ser regulado de acordo com a espessura que o cozinheiro desejar para o alimento.
Se você não tiver o fatiador, pode usar uma faca bem afiada com cuidado. Após fatiar as batatas, ela deve receber um “banho” em água fria para ajudar a remover o excesso de amido. Essa ação faz com que a batata frite mais rapidamente no forno de micro-ondas.
Se você quiser, pode temperar levemente o alimento antes mesmo de ele ir para o forno. Mas também pode fazer isso depois sem problemas. Se você quiser um sabor mais requintado, pincele as fatias com um pouquinho de azeite de oliva antes de colocá-las no preparo e antes de adicionar quaisquer especiarias.
Apesar de essa ser uma técnica fácil e saudável para fazer batatas chips com baixo teor de gordura e crocantes, ela não é a forma mais rápida. É necessário um pouquinho a mais de tempo, pois uma batata gera de 4 a 5 porções de preparo, que leva cerca de seis minutos cada.
A mesma técnica pode ser feita com outros tipos de legumes e tubérculos. Confira abaixo a receita mais detalhada e as imagens do passo a passo na galeria.
Galeria 1
Para permanecerem crocantes por alguns dias, você pode armazená-las em um recipiente bem fechado ou em um saco hermético. Bom apetite!