Estilo de vida
17/12/2014 às 05:09•3 min de leitura
Na última segunda-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um discurso feito na base militar conjunta de McGuire-Dix-Lakehurst, disse em tom de brincadeira que os aviões militares de transporte C-130 são mais eficientes que o trenó do Papai Noel. Porém, as informações coletadas pelo NORAD (Comando Norte-Americano de Defesa do Espaço Aéreo), desmentem completamente a afirmação de Obama, exibindo informações técnicas sobre o veículo do bom velhinho.
O NORAD, que é um programa de defesa conjunto dos EUA e do Canadá, foi rápido em responder as dúvidas levantadas pelo site Business Insider, que entrou em contato com um representante da organização. “Nós realmente não queremos comparar o trenó do Papai Noel com um C-130, mas o que nós podemos confirmar é que o trenó é um veículo versátil, preparado para todos os climas, multifuncional, capaz de pousos e decolagens verticais em espaços reduzidos”, afirmou uma pessoa do NORAD.
Ainda que o representante tenha tratado o assunto com “panos quentes”, de modo discreto, é fácil fazer um comparativo bem bacana tendo como base os dados apresentados pelo site “NORAD – Rastreando o Papai Noel”. Enquanto o singelo trenó é tido como capaz de viajar a uma velocidade maior que a da luz – cerca de 300 mil km/s, o C-130 marca uma velocidade máxima de meros 671 km/h. A diferença de carga também é gritante, com o avião norte-americano podendo carregar quase 20 mil quilos e o “noelmóvel” mais de 60 mil toneladas.
Para quem tem curiosidade, veja abaixo uma lista com as especificações do veículo que circula por todo planeta no dia de Natal.
Obviamente tudo não passa de uma brincadeira, mas que é levada bastante a sério por toda a equipe do NORAD. O projeto começou quando uma empresa colocou um anúncio com um número para que as crianças telefonassem para o Papai Noel, mas houve um erro e o telefone indicado na propaganda era o do NORAD, que acabou recebendo as ligações.
“O Diretor de Operações naquela época era o Coronel Harry Shoup. Ele fez sua equipe checar os radares para identificar qualquer movimento, do Papai Noel, do Polo Norte na direção do sul. Todas as crianças que telefonaram, receberam a localização do Papai Noel no momento da ligação”, explica o site do serviço de monitoramento.
Para os rabugentos que se preocupam com o quanto é gasto em um projeto desse tipo, fiquem tranquilos, o trabalho é todo feito de forma voluntária e com doações de empresas privadas. “Mais de 1.250 militares e civis canadenses e americanos do Departamento de Defesa voluntariam seu tempo no dia 24 de dezembro para atender os milhares de telefonemas e responder aos inúmeros emails que chegam como uma enxurrada, vindos de todas as partes do mundo”, diz o texto da página.
Caso queira conferir o trajeto do bom velhinho, basta visitar o site do serviço – que tem tradução oficial para o português – ou acompanhar o voo das renas com o trenó através do aplicativo dedicado do NORAD, em versões para Android, iOS e Windows Phone. Vale tudo para saber quando o seu presente está chegando, não é?
Via TecMundo