Esportes
17/02/2016 às 09:16•4 min de leitura
O ano de 2016 é bissexto. Assim como foi 2012, 2008 e muitos outros, sempre a cada 4. Você certamente já ouviu falar sobre o ano bissexto e é muito provável que saiba a principal diferença que esses períodos apresentam: a adição do dia 29 de fevereiro ao calendário. Mas você sabe qual é a real função de um ano bissexto?
Para te ajudar a compreender essa questão e também te contar outras curiosidades sobre o dia 29 de fevereiro, nós apresentamos aqui no Mega Curioso 12 coisas que você não sabia sobre o ano bissexto. A publicação é baseada em um artigo do site Mother nature Network. Confira:
Por mais que você tenha, por toda a sua vida, ouvido que o ano possui 365 dias, saiba que essa informação não está totalmente correta. O ano possui 365,242189 dias, o que, em outras palavras, quer dizer 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos. Como o calendário que seguimos, o gregoriano, não inclui esse ¼ de dia a mais, a cada quatro anos são adicionadas 24 horas à contagem para que essa falha seja corrigida. Se isso não acontecesse, cada século que completássemos estaria 24 dias errado.
A introdução do ano bissexto como é utilizada hoje foi proposta pelo Papa Gregório XIII no século 16 e é a forma de contagem aceita internacionalmente. Antes do Papa, o dia extra no calendário já existia desde o ano 46 a.C., introduzido pelo general romano Júlio César, porém com um cálculo não tão correto. César instituiu que todos os anos divisíveis por 4 seriam bissextos.
Papa Gregório XIII
Se a regra de César fosse mantida, teríamos o ano bissexto a cada 4, sem exceção. Pois bem, o cálculo do líder romano não fechava corretamente, apesar de ter sido compreendido de uma boa maneira. A verdade é que um dia extra a cada 4 anos é uma quantidade muito grande para fazer a correção no calendário. Assim, a regra gregoriana é de que há um ano bissexto em todos os anos divisíveis por 4, exceto aqueles que também forem divisíveis por 100 e não por 400. Assim tivemos o ano 2000 como bissexto, enquanto 1700, 1800 e 1900 não foram. No formato de Júlio César, todos esses receberiam um dia a mais no calendário.
Há uma tradição que diz que o único dia em que as mulheres podem pedir as mãos de seus parceiros é no dia 29 de fevereiro. Uma das lendas conta que foi uma reclamação de Santa Brígida a São Patrício, que reivindicou o fato de que as mulheres precisavam esperar muito até que seus namorados pedissem as suas mãos. “Solícito”, São Patrício deu às mulheres o direito de pedir a mão dos homens em um dia específico, sendo o último do menor mês de um ano bissexto.
Um conto diz que os homens achavam que não teria problema em uma mulher quebrar a convenção e fazer o pedido de casamento em um 29 de fevereiro, já que o ano não era reconhecido legalmente na Inglaterra. Bem, ainda segundo a lenda, a rainha Margareth da Escócia teria estabelecido uma multa para os rapazes que não aceitassem os pedidos realizados em anos bissextos.
O negócio de casamentos, em alguns países, sofre baixas durante o ano bissexto. Na Grécia, por exemplo, estima-se que um a cada 5 casais em preparativos para a união tenta evitar o matrimônio nesses períodos. O motivo é que eles acreditam que casar nesses anos traz má sorte.
Nos Estados Unidos, há uma cidade autointitulada “capital mundial do ano bissexto”. Na verdade, são as cidades gêmeas de Anthony, no Texas, e sua homônima, no Novo México. Na região, há um festival de 4 dias que acontece em todos os anos bissextos, o qual inclui a comemoração de um grande aniversário para os nascidos em 29 de fevereiro, mediante comprovação por meio de documento identidade.
Você sabia que a chance de alguém fazer aniversário no dia 29 de fevereiro é de 1 em 1.416? Assim, há aproximadamente 4,1 milhões de pessoas nascidas nessa data no mundo. Sobre a comemoração do aniversário, apesar de muitos sugerirem por brincadeira, a verdade é que eles não festejam somente a cada 4 anos, e quando o dia específico não ocorre, alguns optam por celebrar no dia 28 enquanto outros o fazem no dia 1º de março.
Há uma família que detém o recorde com três gerações nascidas em 29 de fevereiro, de acordo com o Guinness. São os Keoghs, cujo primeiro integrante a vir ao mundo nessa data foi Peter Anthony Keoghs, na Irlanda, em 1940. O filho, Peter Eric, nasceu no Reino Unido, em 1964, e a neta Bethany Wealth, também no Reino Unido, em 1996.
Existem alguns famosos nascidos em 29 de fevereiro, entre eles o rapper e ator Ja Rule. Outras personalidades que fazem aniversário na mesma data são o compositor italiano Gioacchino Rossini, o músico de jazz Jimmy Dorsey, e os atores Dennis Farina e Antonio Sabato Jr.
O rapper e ator Ja Rule
11. Provérbios de ano bissexto
Há alguns provérbios que envolvem o ano bissexto em diferentes culturas ao redor do mundo. Na Itália, por exemplo, se fala “anno bisesto, anno funesto”, frase que deixa clara a ideia de “ano maligno”. Uma das recomendações no país é evitar casamentos, pois “anno bisesto tutte le donne senza sesto” — segundo a tradição, nesses anos as mulheres ficam “imprevisíveis, descontroladas”.
Com aproximadamente 10 mil membros no mundo inteiro, a Sociedade de Honra dos Nascidos em Anos Bissextos é destinada aos aniversariantes de 29 de fevereiro e tem como objetivo promover a consciência sobre essa data e a interação entre os seus integrantes.
Você conhece alguém nascido em 29 de fevereiro? Comente no Fórum do Mega Curioso